terça-feira, 2 de julho de 2013

Protestos no Brasil - I

Decifra-me ou te devoro
Washington Roberto Nascimento*

“Aqueles que têm provocado um alvoroço em todos os lugares, agora chegaram a nossa cidade” (Atos 17:7).
Quem poderá entender o movimento de protesto que se espalha pelas cidades do Brasil?  Os veículos de comunicação estão à procura de uma resposta.
Seria esta onda de protestos o despertar de uma nova geração que não conheceu a inflação e que não aceita mais aumento de preços?
Decifra-me ou te devoro. Há quem acredite que o grito que se ouve nas ruas seja um basta, não apenas para um aumento de alguns centavos nas passagens de ônibus, mas para a corrupção e todas as injustiças.
Condenados que não são presos, presos sem serem condenados. Auxílio alimentação, até retroativo, para magistrados, mas não para professores, médicos e policiais.
Decifra-me ou te devoro. É o grito dos oprimidos por dignidade. Que os padrões de qualidade dos estádios da FIFA no Brasil, que custaram bilhões, possam ser, também, vistos nos transportes públicos, nas escolas públicas, nos hospitais públicos e em todos os outros serviços públicos tais como: segurança, tratamento de esgoto e água, entre outros.
Decifra-me ou te devoro. Serão estes que protestam em nossas avenidas os verdadeiros filhos da Reforma Protestante? Esta, pois, se consolidou não apenas por causa de um sentimento religioso, mas igualmente por causa de um sentimento patriótico, ético e humanístico. Combatia a corrupção, a venda das indulgências, a exploração do homem.
Decifra-me ou te devoro. Que criatura é esta que pela manhã tem quatro pés, à tarde dois e à noite três? Édipo, personagem da obra de Sófocles, dramaturgo grego, há mais de dois mil anos, decifrou o enigma: O homem. Engatinha quando bebê, caminha sobre dois pés quando adulto, e usa uma bengala quando é ancião.
Decifrar o grito de protesto nas cidades brasileiras parece bem mais difícil. A tranquilidade de nossos palácios já foi destruída. A paz de nossos governantes já foi amaldiçoada. Que grito é este que ecoa como um trovão de norte a sul, de leste a oeste, como de um gigante que acaba de despertar? Decifra-me ou te devoro.

*Pastor da Igreja Batista de Sião, São Pedro da Aldeia, e Mestre em Velho Testamento e em Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário