sábado, 3 de maio de 2025

Série Família, Tesouro Inegociável - 03

O provérbio “a palavra convence, mas o exemplo arrasta” é atribuída ao chinês Confúcio. Parece-me que sua aplicação é muito oportuna quando pensamos na família a partir de Abraão.

Preste atenção: Abraão mente sobre a verdadeira relação com Sara, Isaque tem a mesma prática ao fazer referência de Rebeca e Jacó não foge à regra e mente também em relação ao convívio com Raquel. Três gerações com a presença da mentira assumida naturalmente por personagens centrais no plano da revelação.

E o que dizer da família de Jacó? Os irmãos formam uma quadrilha para matar José e só mesmo uma total dependência de Deus para suportar tamanha maldade. Não fosse a mão de Deus, o destino de José e da população mundial estava perdido.

Antes de aprenderem com a influência da escola, serem conduzidos pelos divertidos programas de TV e envolvidos pelas amizades nem sempre republicanas, os filhos têm os exemplos dentro de casa e seus impactos são poderosos e capazes de marcá-los para toda a vida.

Lançar a culpa sobre outros de possível fracasso é fugir da responsabilidade que tem como pais. Por isso, “não erre, Deus não se deixa escarnecer, e tudo o que o homem semear, isso também ceifará” - Gálatas 6.7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário