sábado, 24 de maio de 2025

Série "Família, Tesouro Inegociável" - 24

O Princípio da Renovação é o terceiro. É o Princípio da Manutenção. Toda casa precisa de reparos e manutenção permanente. Uma pequena avaria na parede, com o passar do tempo, compromete a beleza, a segurança e torna-se mais difícil ser reparada. Na família, também é assim. Muitos casamentos estão envelhecidos, não pela idade em si, mas por falta de manutenção, renovação.

Certo dia, ouvi um homem testemunhar que trabalhava há décadas e não tirava férias. Isso é danoso. Mesmo que haja a permanência da união, é como se fosse algo formal, sem brilho, sem alegria, sem oxigenação e a engrenagem sem lubrificação.

O lazer deve fazer parte da programação familiar, inclusive destacado no orçamento como um investimento e não como gasto.

O casamento é como uma planta, que precisa ser regada, aparada, adubada. Isso faz bem para a relação do casal, dos pais e filhos e dos irmãos. As experiências de conflitos são amplificadas quando não há uma permanente renovação.

“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha” - Mateus 7.24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário