terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Filosofia de Joel Santana*

Joel Santana é o técnico do Flamengo. Está na crista da onda porque tirou o Flamengo do rebaixamento, coisa que nem o mais fanático flamenguista nem o mais contundente vascaíno acreditavam. Para se ter idéia do feito, dois dados: 1º - era técnico do Brasiliense e estava entre os rebaixados quando veio para o Flamengo; 2º - o Flamengo que, a cada 18 pontos disputados, aproveitava 3, com Joel passou para 14. Seu aproveitamento até hoje é de 75%, marca maior do que a do Corinthians (66%). Pois bem, Joel, que não é bobo, vai para o Japão. Proposta irrecusável, segundo a imprensa. Numa entrevista sobre o assunto, saiu-se como um filósofo: “Se eu tenho asas para voar, por que eu vou engatinhar?”.
Se eu tenho asas para voar, por que eu vou engatinhar? Pensei em alguns crentes. Há crentes que engatinham. E não são recém-nascidos, não! Alguns já bem velhinhos em sua caminhada cristã. Mas engatinham como bebês! Podiam voar e bem, mas preferem ficar com o rosto no chão, deliciando-se com as sujeiras que o mundo oferece.

Uma ovelha veio com tristeza me informar que, há poucos dias, alguns crentes estavam, na hora do culto noturno, falando mal dos outros no térreo. Pensei que isso era coisa de alguns adolescentes desavisados e sem ter o que fazer. Não era! Eram líderes da igreja! Como enfatiza o pr. Ebenézer Bittencourt, do Instituto Haggay, “coluuuuunas da igreja” (fazendo biquinho na vogal u). Crentes que falam mal dos outros, e ainda na hora do culto (dois pecados), estão engatinhando!

Ouvi contar que meu avô paterno era contra o dízimo, apesar de ser dirigente de Congregação, e seu argumento era ter origem no Velho Testamento, com a Lei. Esquecia-se que esta veio com Moisés e aquele, bem antes, com Abraão. Além de esquecer-se também que a salvação, também, tem seus primeiros registros no Velho Testamento, em Gênesis 3.15. Não sei se antes de morrer arrependeu-se. Sei que meu pai, influenciado por ele, também tinha dificuldades com o assunto, mas a influência de minha mãe foi maior e meu pai entendeu o princípio bíblico. Crentes que agem assim, e ainda se envolvem com o culto (dois pecados), estão engatinhando!

Quando estava com os discípulos, Jesus os surpreendeu certa vez: “Que estáveis vós discutindo?” – Mc 9.33. Continua o evangelista: “Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior. E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos. E, lançando mão de um menino, pô-lo no meio deles e, tomando-o nos seus braços, disse-lhes: Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe” – vs. 34-37. Um menino ilustração para ensinar adultos a não engatinharem.

Não dá para registrar todas as formas de engatinhamento (pode essa palavra?!). Você é criativo e sabe quando se voa e quando se engatinha. Mas para reforçar, lembro Bertrand Russel: "Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher?". Se eu tenho asas para voar, por que eu vou engatinhar?

*Crônica escrita em 03 de Dezembro de 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário