terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

HÁ GESTOS QUE NÃO ESQUECEMOS


Quando meu pai morreu, levamos seu corpo do Rio de Janeiro para Vitória, para ser enterrado ao lado da minha mãe, que partira alguns dias antes.
Eu me lembro de pouca coisa. Do que disseram (ou do que eu disse, se é que disse) no culto de gratidão por sua extraordinária vida, nada retive. Exceto um gesto.
O gesto foi, enquanto a cerimônia era celebrada numa sala apertada, um abraço que um amigo me deu.
Anos depois, este amigo passou por um momento dramático em sua saúde, que culminou num transplante raro. Sua recuperação foi em outra cidade. Demorei um pouco, à espera do melhor momento, para visita-lo. Na verdade, não devia ter demorado. Fui e conversamos longamente. Não viajei para encontra-lo por me achar devedor. Amor não se deve. 
O que importa mesmo é que hoje, quando a memória revive aqueles momentos de pesadas perdas, tem lugar no pódio da gratidão a ternura, talvez sem palavras, do meu amigo.
Não deixe de chorar com quem chora.
Não deixe de abraçar um órfão, seja de pai, de filho, de cônjuge ou de outra pessoa querida. 
Seu gesto não será esquecido
Desejo-lhe um BOM DIA. 
Israel Belo de Azevedo

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro (a),

    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.

    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.

    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.

    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir