segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A Igreja como Corpo de Cristo (I)

2012 é o ano do Jubileu de Pérola de nossa Igreja. Em 18 de setembro de 1982, irmãos e irmãs, liderados pelo pr. João Teixeira de Lima, lançaram os alicerces dessa agência local, confiados que faziam fundamentados no alicerce da Igreja, Jesus Cristo.
Tal acontecimento nos leva a um foco muito necessário na atualidade: A Igreja de Cristo. Vemo-la na perspectiva universal - todos os crentes em todo o mundo e em todos os tempos - e na perspectiva local - comunidades locais autônomas sem um governo central. O que desejamos neste mês é refletir sobre nossa comunidade local como parte do corpo de Cristo e que temos feito para promover a glória de Deus como Igreja de Cristo. Conclamo você a caminhar conosco nessa intenção. Embora o Novo Testamento tenha orientações claras sobre a Igreja como corpo de Cristo, 2000 anos depois ainda há crentes que encaram-na como um clube social, uma empresa à procura de lucros, um empreendimento que muda o status pessoal (já ouviram: “entrei pra igreja tal e minha vida mudou!”?) e outras discrepâncias. Por isso, é necessário que tenhamos visão correta do que é a igreja de Cristo.
            Destacamos três aspectos importantes na vida da Igreja como corpo de Cristo: o Senhor da Igreja, quem faz parte e qual a finalidade. A resposta que dermos a essas questões contribuirá para entendimento do papel da igreja. E para nossas atitudes em relação à Igreja de Cristo.
            Nenhuma dúvida há que Jesus é o Senhor da Igreja. Ele a criou, deu a vida por ela e virá buscá-la. O problema é a resistência que muitos têm por obedecer ao que Jesus manda. E melhor é obedecer do que sacrificar.
            Faz parte da Igreja de Cristo todos os que foram lavados e redimidos no seu sangue. Ainda que possa fazer parte de uma instituição local empassar por essa experiência, ninguém fará parte do corpo de Cristo sem o arrependimento e entrega de sua vida. É condição “sine qua non” para quem deseja se tornar membro do corpo entregar-se a Cristo.
            Na finalidade, duas vertentes: adorar e servir. Numa determinada igreja se lia: “Entre para adorar, saia para servir!”. Em certo sentido só acontece adoração completa quando se evidencia o serviço. Norman Vicent Peale disse: “o homem que vive para si mesmo - mesmo que ganhe muita riqueza, posição ou poder - é um fracasso. O homem que vive para outros alcançou o verdadeiro sucesso”. Acrescento: “entendeu o que é ser cristão?”.
            Que os crentes do Braga saibam discernir muito bem quem é o Senhor da Igreja, quem faz parte dela e qual a sua finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário