segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O dono da glória

"Pois Teu é o reino, o poder e a glória para sempre." (Mateus 6.13)

As palavras finais da oração do Pai-Nosso tornam imprópria qualquer autoglorificação. Uma passagem do Antigo Testamento reforça esse comportamento: “Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte na sua força, nem o rico na sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me [...]. Pois dessas coisas que me agrado.” (Jr 9.23-24).

Na oração do Pai-Nosso, a parte citada acima é muitas vezes esquecida. E, se pararmos para analisar, seria com um próposito o seu esquecimento? Considerando a necessidade do homem de se autoafirmar, podemos dizer que sim. Pode-se pensar: "Se entregamos tudo a Deus, o que sobrará para nós? Também queremos um pouco de glória!"

Porém a Palavra de Deus é taxativa, e diz: “Não darei a minha glória a nenhum outro” (Is 48.11, NVI). Toda glória pertence a Deus, e a mais ninguém. Ele é o Senhor da glória!

“A soberba tem muitos nomes – altivez, arrogância, exibicionismo, jactância, orgulho, ostentação, pedantismo, pernosticidade, presunção, vaidade, vanglória.
A soberba tem muitos rostos – existe o orgulho do berço nobre, o orgulho do sobrenome famoso, o orgulho da beleza corporal, o orgulho social, o orgulho religioso, o orgulho da ortodoxia, o orgulho pentecostal, o orgulho carismático e até o ‘orgulho gay’, o ‘orgulho hétero’ e o ‘orgulho bissexual’. O mais nocivo de todos é o orgulho da humildade.” (Revista UltimatoNº 333, pg23)

Não tome para si algo que não lhe pertence. O rei Nabucodonozor agiu desta forma, com autoelogios e grande soberba, e foi o suficiente para Deus lhe tirartoda a autoridade real e o fazer viver entre os animais selvagens (comendo capim como os bois). Esta sentença de Deus foi necessária para que, após esta tremenda humilhação, o mesmo Nabucodonozor reconhecesse: “Agora, eu, Nabucodonozor, louvo, exalto e glorifico o rei dos céus porque [...] tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância.” (Dn 4.31-37)

A glória é d'Ele!
Deus abençoe a sua vida.
Seu amigo,
Pr. Ciro Mendes Freitas

Fonte: http://www.pastorciro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário