quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Entrevista Exclusiva com o Secretário de Ação Social de Nova Friburgo

NOVA FRIBURGO COM OPORTUNIDADE ÍMPAR DE TESTEMUNHAR DO PODER DE DEUS

Josué Ebenézer de Sousa Soares, Jornalista, Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social e do Trabalho de Nova Friburgo, membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil e pastor da Igreja Batista do Prado (Nova Friburgo, RJ) fala de suas primeiras impressões à frente da Secretaria de Assistência Social.

1 - Você assumiu recentemente a Secretaria de Assistência Social de Nova Friburgo. Como foi tomar essa decisão e por que a tomou? Nova Friburgo viveu um 2011 muito difícil. A tragédia que se abateu sobre a Região Serrana, em Janeiro do ano passado, deixou marcas profundas na cidade. Foi o município com o maior número de perdas humanas, 451 mortes, e grandes perdas materiais. Mas, a pior tragédia diz respeito às lideranças políticas. É o terceiro Prefeito que governa a cidade neste período e eu sou o sexto secretário a ocupar a pasta da Assistência Social. Na verdade, por conta das denúncias envolvendo o Prefeito anterior, o atual, Sérgio Xavier, que era Presidente da Câmara Municipal, foi instado a assumir o Executivo pelo Ministério Público Federal. Foi nesse contexto que fui chamado a ocupar a Secretaria. Minha posse se deu no dia 11 de Novembro.

2 - Nova Friburgo vem de uma dramática experiência e a área social é muito exigida. Que planos você tem desenvolvido para atender as necessidades? Com certeza, a cidade vive um momento muito delicado, por conta do que ocorreu no ano passado, que tem sido considerado um dos dez desastres naturais (de deslizamento de encostas) mais graves no mundo todo. Por conta disso, a demanda de assistência social que já é grande em qualquer cidade, em Nova Friburgo se multiplicou. Trata-se de uma área muito difícil, pois a visibilidade que ela oferece, nem sempre é positiva, quando as pessoas não são atendidas em seus pleitos, por conta de algum entrave burocrático ou outro qualquer. As dificuldades políticas que se arrastaram por quase todo o ano de 2011, tornaram a situação ainda mais difícil. Nestes primeiros dias participando do Governo municipal, nossas pretensões são modestas. Pretendemos organizar a Secretaria, dar seqüência aos projetos que estavam paralisados, reorganizar os Centros de Referência, sejam os de Assistência Social, da Mulher e outros e lutar pela implantação de um Centro de Referência da Juventude. Queremos fazer um refinamento no cadastro das famílias que recebem o “aluguel social” e estudar a possibilidade de novas famílias ingressando neste benefício. Temos mantido bom contato com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e esperamos alcançar êxito nesta empreitada.
Depoimento na Comissão Especial da Câmara

 3 - É possível conciliar sua ação pastoral com a de Secretário de Governo? Sim. E vejo nisto algo de Deus. Como pastores, temos ensinado ao nosso povo a orar pelos políticos, pelos líderes nacionais; os que estão em eminência, como diz a Palavra. Pedimos a Deus que levante homens sérios para ocupar tais funções. Eu sempre pedi isso ao Senhor. E quando estes homens somos nós mesmos? Vamos fugir? É como aquele pai pastor que se assustou quando a filha se apresentou para o campo missionário. Temos que ser sinceros com nossas orações. Nova Friburgo vive uma experiência sui generis. Nada menos que três secretários são pastores: Obras (Pr. Clauber Domingues – Comunidade Cristã), Educação (Pr. Ricardo Lengruber – Metodista) e Assistência Social (Pr. Josué Ebenézer – Batista). O Prefeito Sérgio Xavier, que não é evangélico, tem tido esta visão. Entendo que o cargo que ocupo no município é uma extensão do ministério que Deus me deu. Ele não conflita em nada com minha vocação, ao contrário a afirma e amplia. Quero marcar o tempo que Deus tem para mim nesta função como um tempo de vitórias espirituais. Como batista, penso que carecemos de homens de Deus que ocupem funções políticas e possam honrar não apenas seu ministério, mas sua fé. As experiências negativas de um passado recente, que infelizmente a denominação finge não existir, não devem nos levar a desistir de ocupar espaços onde possamos ser “sal da terra” e “luz do mundo”. Entendo que nossa juventude precisa de boas referências de liderança.

4 - Um entrave jurídico tem envolvido Nova Friburgo na questão política. Qual é a real situação hoje? O atual líder do Executivo Municipal está na função por força de intervenção judicial. O prefeito anterior foi afastado do cargo por conta de suspeitas várias. Foi uma iniciativa do Ministério Público Federal. Além disso, foi concluída recentemente uma CPI da Câmara Municipal. O relatório da Comissão foi aprovado e, se houver denúncia, poderá ser aberta uma Comissão Processante. Estamos aguardando o desfecho de tudo isso. Com certeza a cidade sofre. Ousaria dizer que a tragédia política excede em malefícios à tragédia ecológica. Estamos submissos e dependentes da misericórdia divina sobre nós, tanto na esfera ambiental quanto na esfera política.

5 - No ano passado, sua Igreja foi um dos grandes pólos para atendimento aos desabrigados, chegando a atender, em média, 500 pessoas por dia. Comente. Com o largo apoiamento dos batistas e evangélicos do Brasil, nossa querida IBP pode realizar um trabalho notável em Nova Friburgo e região. O Brasil está de parabéns, pela resposta de solidariedade que prontamente deu para atender as emergências da região serrana fluminense. Nossa Igreja pode distribuir mais de 250 toneladas de alimentos, material de higiene, limpeza e água, afora roupas e sapatos que foi algo incalculável. Milhares de famílias foram assistidas no ano que passou. Igrejas como Memorial de Alphaville (Barueri, SP); PIB de São José dos Campos, SP; Jardim das Indústrias (São José dos Campos, SP); PIB do Recreio (Rio de Janeiro, RJ) e Comunidade Batista do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ), além de instituições como Ministério OIKÓS, Colégios e Faculdade ABEU, fizeram parcerias fundamentais com nossa Igreja para desenvolvimento de projetos que reconstruíram casas, mobiliaram residências, trouxeram alegria e conforto para o cidadão friburguense. Foi algo realmente valioso neste contexto de tragédia.
Márcio Damázio, Rogério Cabral, Edson Flávio e Josué Ebenézer

6 - Há preocupações com as chuvas como as de ontem (1º de Janeiro de 2012) na cidade. Como está a situação hoje, e quais são os preparativos para possíveis transtornos? As preocupações sempre acontecerão. E este não é um problema só de Nova Friburgo, mas um problema nacional. Percebe-se, porém, uma mudança de mentalidade em nosso país. O país está mudando para melhor. Iniciou-se um processo de conscientização sobre a condição de sermos um país tropical. Parafraseando Jesus, “as chuvas sempre teremos conosco”. Não temos problemas de terremotos, furacões, maremotos, tsunamis em nosso país, mas temos problemas de chuvas abundantes, alagamentos e deslizamentos de encostas. Nossa população precisa estar preparada para autoproteger-se em caso de acionamento dos alarmes dando conta que as áreas de risco precisam ser evacuadas. Nem todos estão preparados para isso. É uma questão cultural. Mas, com o tempo, e, principalmente, se fizermos um processo educativo com as crianças nas escolas públicas e particulares, vamos ter uma nova cultura implantada nas regiões que oferecem riscos iminentes. Precisamos de uma mudança de mentalidade. Hoje, em Nova Friburgo, percebe-se certo incômodo com o barulho das sirenes (os alarmes); com o deslocamento para os “pontos de apoio” e, também, o fato de se ter que retornar para casa sempre que houver a interdição. Ora, que bom que isso pode acontecer. Pior se chegar, em alguma circunstância, o momento em que não se terá mais casa para voltar ou mesmo não se terá mais aquele dono naquela casa. Os chamados “pontos de apoio”, em Nova Friburgo são 98 ao todo. Constituem-se em locais públicos (igrejas, escolas etc) que foram adredemente preparados para receberem a população em caso de necessidade. Há uma mobilização da sociedade civil, dos líderes comunitários, das ONGs e do poder público para oferecer segurança para a população. Graças a Deus as chuvas de domingo passado (1º de Janeiro) perderam sua intensidade, as águas dos rios baixaram e a população pode retornar à suas residências.

7 - Que se pode fazer por Nova Friburgo no momento atual? Nova Friburgo precisa de muita oração. A região serrana por inteiro precisa. Não precisamos de nova tragédia. Seria muito difícil ter que enfrentar um novo momento como o vivido em 2011. Mas, temos certeza de que o Povo de Deus, caso seja necessário, há de responder com a mesma solidariedade com que respondeu no ano passado. No momento estamos com a situação controlada. Mas, se houver necessidade, que as igrejas sejam utilizadas como parceiras idôneas para intermediar ações concretas de ajuda para o povo friburguense. Por todo o ano passado isso foi uma realidade concreta. Graças a Deus porque as igrejas batistas e evangélicas sérias não se omitiram diante das necessidades da população. 

8 - Considerações finais. Quero agradecer por esta oportunidade de veiculação daquilo que Deus tem feito aqui em Nova Friburgo. Aproveito para agradecer o apoio intensivo que a Igreja Batista do Braga e centenas de igrejas da Convenção Batista Fluminense prestaram, com envio de donativos e ofertas para enfrentamento das situações difíceis da tragédia. De tudo o que passou, e temos vivido, algumas lições práticas devem ser tomadas: Não faça orações que você não esteja disposto a ser resposta para Deus e para o mundo. Não deixe de estender a mão ao necessitado e não o faça esperando retorno, mas sim com consciência de que está fazendo o que Deus está orientando e fazendo o melhor, com critérios e sabedoria. Entenda que o que vamos deixar como marca de nossa passagem neste mundo não são bens materiais, mas aquilo que fizermos para pessoas; com interesse sincero, dedicação, altruísmo e compromisso com Deus. Viva sua vida com espiritualidade e você será verá o quanto poderá fazer diferença neste mundo. Que Deus abençoe a todos os leitores deste blog abençoado!

2 comentários:

  1. Meu amigo, Pr. Neemias Lima. Muito obrigado pela deferência dessa entrevista. Parabéns pelo blog, que está muito bem estruturado e com conteúdo relevante. Que Deus continue abençoando sua vida, família e ministério. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Pastor Neemias obrigado por divulgar nosso trabalho na reunião que promovi na câmara conseguimos avançar muito na questão do aluguel social para muitas famílias atingidas pela catástrofe. Estou a disposição. Presbítero Edson Flavio - Nova Friburgo.

    ResponderExcluir