terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A Igreja como Corpo de Cristo (II)

            Seguindo nossa linha de reflexão no ano do Jubileu de Pérola da Igreja, destacamos alguns conceitos que precisam ser bem compreendidos:

1º - Igreja sou eu e é você. Pode ser que alguém evoque Nelson Rodrigues: “Isso é o óbvio ululante!”. Parece que sim, mas não é. Vejamos na prática: já percebeu como há crentes que falam mal da Igreja? Não, propriamente, da nossa, falo da Igreja de Cristo expressa nas suas comunidades locais. Tal prática é uma confirmação do postulado, pois se houvesse tal entendimento não se falaria mal de si mesmo. Pregando em nossa Igreja há mais de 15 anos, dr. Ademir Pimentel, hoje Desembargador do Estado, expressou-se assim: “Há crentes que saem do culto de manhã e, no almoço, o cardápio inclui falar do pastor, dos diáconos, de irmãos e irmãs da Igreja”. Arrematou o eminente Desembargador: “E depois querem que os filhos sejam crentes!”.

2º - A Igreja tem um dono. Na verdade, nem é um dono. É o dono: Jesus Cristo. Ele a instituiu, deu a vida por ela, luta por ela (lembra-se da resposta a Paulo: “Eu sou Jesus a quem tu persegues!”?) e virá buscá-la para levá-la ao céu. E é Paulo, agora convertido e parte da Igreja, quem ensina: “...para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” - Efésios 5.27.

3º - Na Igreja, todos são importantes. Diferentemente de qualquer outra instituição, a Igreja é a única em que todos os seus estão em pé de igualdade. E isso tem uma explicação lógica ao analisarmos a metáfora do corpo. Que parte do corpo é mais importante? Um ortopedista informou-nos que o cóccix nenhum valor tem, a não ser quando a mulher está grávida. Depois, pode arrancar e jogar no lixo (então, tem valor!). Sem querer ser ofensivo aos médicos, parece-me, que tudo que Deus faz tem utilidade. A questão aqui não é discutir anatomia ou outra questão em que os médicos entendem mais e, sim, realçar que, no corpo, não abrimos mão de qualquer parte. No corpo de Cristo, a mesma coisa: nenhum é mais importante que o outro. E, se vivermos o evangelho, veremos que “quem quiser ser o maior que seja o menor”.

Querida ovelha do Braga, no ano do Jubileu, relembre que Igreja sou eu e é você, Jesus é o dono dela e que todos somos iguais. Assim, renovemos nossos votos de serviço ao Senhor para que mais pessoas sejam alcançadas para o reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário