terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Do princípio ao fim do ano

"A terra em que estais entrando para dela tomar posse é terra de montes e de vales, que bebe as águas da chuva do céu; terra cuidada pelo SENHOR, teu Deus, cujos olhos estão continuamente sobre ela, desde o princípio até o fim do ano" (Dt 11.11,12, A21).
Diante de nós, as primeiras horas de mais um ano que o Senhor nos dá para viver. Certamente você já fez, ou fará depois, uma avaliação de sua vida durante o ano que acabou de morrer em nossa praia.
O povo de Israel estava se aproximando da fronteira com a terra de Canaã, a aguardada terra de tantas promessas. Moisés escreveu que era "terra de montes e de vales". A geografia dessa terra é uma ilustração do que experimentam também os nossos corações. Nesta vida, não respiramos apenas os ares frios da montanha, mas também o calor e a umidade sufocante dos vales. Como numa gangorra, às vezes estamos lá em cima, no topo de tudo; outras vezes, lá embaixo, amargando a impopularidade. Mas em qualquer circunstância, escreveu Moisés, os olhos de Deus "estão continuamente sobre ela, desde o princípio até o fim do ano". Do ano que passou não houve um dia sequer em que Deus não tenha sido poderoso, fiel e amoroso para conosco. O ano que chegou não conseguirá mudar isso em Deus.
Que este primeiro dia do ano seja também uma oportunidade para cada de um de nós proceder a uma radiografia do próprio coração:
  • O que fiz no ano que passou ajudou as pessoas a viver melhor?
  • O que eu disse no ano passado acrescentou entusiasmo às pessoas que o ouviram?
  • Os planos que desenvolvi em 2011 tiveram o aval de Deus?
  • As músicas que cantei louvaram o Eterno Criador?
  • As revistas e livros que li me aproximaram ainda mais do meu Deus?
  • Cada passo que dei foi no sentido da manifestação da Glória de Deus?
  • E no novo ano? Estou pronto para obedecer ao que Deus quer de mim?
  • Como posso ser um melhor cristão neste novo ano?
Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário