quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Leandro e Veríssimo, entre a incerteza e a certeza


            Em 1998, morreu o cantor Leandro, da dupla Leandro e Leonardo. Uma letra que marcou a vida dos dois tinha o nome “Sonhador”. Alguns fragmentos dela: “Eu não sei pra onde vou / Pode até não dar em nada... E onde o vento me levar / Vou abrir meu coração / Pode ser que num caminho / Num atalho ou num sorriso / Aconteça uma paixão...”. Leandro, ainda que poeticamente, não sabia o seu destino.
            Há 12 dias, o irmão Veríssimo nos deixou, foi para o céu. Três dias antes, estive com ele no hospital, foi uma pérola estar ali. A certa altura, ele me disse: “Pastor, eu vou sair dessa, vai demorar, mas eu vou sair. Mas, também, se eu não sair e Deus me levar, estou tranquilo, pois eu sei para onde vou”. O mesmo testemunho foi dado a vários outros que o visitavam e cuidavam dele.
            Saber para onde vai não é presunção, é convicção. Alguns pensam tratar-se de atitude presunçosa, mas o encontro com Cristo dá essa segurança. Ao ladrão na cruz, ele disse: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso”. 
            Saber para onde vai não é retórica, é relacionamento. Todo e qualquer discurso sobre religião tem valor enquanto se desfruta de saúde, tudo em ordem, mas quando surge algo em que o risco é iminente, a coisa muda de figura. Discurso não é capaz de garantir segurança na hora da morte. Relacionamento com Jesus, sim.
            Saber para onde vai não sinaliza tristeza, mas alegria. Uma viagem, mesmo que fosse para um lugar muito bonito e aprazível, traria preocupação se não soubesse o destino. Enquanto que viajar para um local, ainda que seja bem simples, traz segurança quando se sabe para onde vai.
      Quando se despedia dos discípulos, Jesus desejou tranquilizá-los. O momento era preocupante, pois, como acontecera com outros mestres, os discípulos pensavam que ficariam órfãos. Um de seus discípulos, João, registrou no seu evangelho em 14.1-6: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.
         Sinceramente, não pensava em me despedir do irmão Veríssimo tão cedo. Esbanjava saúde, embora com 82 anos. Mas a vida é assim e, quando menos se espera, vai um de nós. Como diz o poeta, “de todas as tribos irão chegar, um a um, um a um”.
         Ninguém precisa viver sem saber para onde vai. Basta confiar em Jesus e entregar sua vida ao seu comando.
Você sabe para onde vai? Eu sei. E não me tenha por presunçoso. Quem garante, não sou eu, é Ele, Jesus. Ele pode garantir a você também.

Pr. Neemias Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário