quarta-feira, 14 de março de 2018

Sabedoria - I

“A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento” - Provérbios 4.7.

Conhecimento e sabedoria são experiências distintas. Aquele se adquire com os livros, os mestres, nas escolas, nas pesquisas, nas viagens, com recursos financeiros. Esta, com as experiências vividas ao longo dos anos, desde que, dedicando-se à observação, pratique no dia a dia os princípios observados.
Para Aristóteles, “a dúvida é o princípio da sabedoria”. Para Salomão, “o princípio da sabedoria é o temor do Senhor” - Provérbios 1.7. Com 600 anos separando um do outro, eles se completam. Temer ao Senhor é o princípio da sabedoria. Saber que as certezas podem levar a equívocos, a dúvida abre caminho para ponderações e descobertas até então escondidas.
Sábio é quem admite as limitações. Negar as fraquezas é a atitude mais insensata do ser humano. Revelá-las sem critérios, imprudência. Compartilhar com sábios, a mais produtiva. Apresentá-las a Deus suplicando-lhe socorro, a mais sábia.
A sabedoria está ao alcance de todos, basta ir à fonte certa. Registra Tiago, o apóstolo irmão de Jesus, “se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário