sexta-feira, 16 de março de 2018

Sabedoria - III


 

Adote a sobriedade no viver.

Sobriedade é o mesmo que moderação, temperança, equilíbrio. Curiosamente a palavra sinaliza uma relação muito forte com a ingestão de bebida alcóolica, sugerindo que a pessoa trôpega por causa do exagero perdeu a sobriedade.
Entretanto, vai bem além disso. Há falta de sobriedade tanto em quem bebe quanto em quem não bebe.
Perde-se a sobriedade quando se compra mais do que precisa, movido pela mídia ou comparando-se com o vizinho ou parente.
A sobriedade vai embora quando se alimenta mais do que o necessário para a saúde do corpo. Você verá que tem muita gente com falta dela, o número de obesos cresce a cada dia.
            Aquela reação tresloucada tão comum de nossa parte é nítida revelação que a sobriedade está tão separada de nós quanto os extremos do ocidente e do oriente.
            Falta sobriedade ao se emitir juízo tão facilmente sobre o ocorrido com o semelhante, sem conhecer as verdadeiras motivações e, ainda que conhecidas, ela ensinará que o silêncio é bom remédio.
            “Sejam sóbrios; vigiem; porque o diabo, adversário de vocês, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” - I Pedro 5.8.
            Quer perseguir a sabedoria? Adote a sobriedade no viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário