segunda-feira, 15 de novembro de 2010

15º dia - Salmo 73

1- Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.
2- Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
3- Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
4- Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força.
5- Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens.
6- Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno.
7- Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar.
8- São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente.
9- Põem as suas bocas contra os céus, e as suas línguas andam pela terra.
10- Por isso o povo dele volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem.
11- E eles dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo?
12- Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas.
13- Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência.
14- Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã.
15- Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos.
16- Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso;
17- Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.
18- Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição.
19- Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores.
20- Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles.
21- Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins.
22- Assim me embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante ti.
23- Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita.
24- Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória.
25- Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti.
26- A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.
27- Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti.
28- Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras.
         
Este é um dos salmos de Asafe, um músico em Israel. Pode ser dividido em duas seções: do verso 1 a 15 e do 18 ao 28, com uma transição nos versos 16 e 17.
          Se conhecêssemos apenas a primeira, que salmo triste! Lamentação pura! Parece a história de muita gente, que insiste em invejar os maus. Mas Deus preservou a segunda seção e tudo muda de figura. Agora, o salmista está cheio de confiança e sabe que Deus é soberano.
          O segredo de tudo está no verso 17: “Até que entrei no santuário...”. Veja bem, não é entrar necessariamente no templo, mas no santuário. Naquele tempo, era um lugar, hoje é um relacionamento. Você pode até ir a um lugar, mas só entra no santuário de Deus quem o conhece e é conhecido dele.
          Será que sua história tem esse lado lamentador? Confie em Deus, Ele dirige tudo. Leia o verso 28. Que conforto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário