segunda-feira, 15 de novembro de 2010

TORNE SEU O QUE LEU, OUVIU OU VIU

          Celebro a participação numa comunidade de fé, porque ela que nos lembra quem é Deus e nos ajuda a aprender quem é Ele.
Podemos criticar a comunidade, mas não a idéia de comunidade, que é de Deus, como nos ensina o apóstolo Paulo:
          "Deus colocou todas as coisas debaixo de seu pés [isto é: dos pés de Jesus Cristo] e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância" (Efésios 1.22-23).
          As dificuldades são as pessoas, como se fosse possível viver com pessoas mas sem as pessoas, em comunidade mas sem comunidade. As pessoas são, por vezes, um convite à nossa auto-suficiência, como se pudéssemos  experimentar a fé apenas no silêncio.
Nossa fé precisa da comunidade de fé.
Nossa fé precisa se exercitar. Este exercício se realiza com o uso dos dons que o Espírito Santo nos concedeu. Dom sem uso não é dom. Sem dom a fé não cresce. Sem comunidade o dom não se desenvolve. Igreja é envolvimento. Para que o conheçamos, Deus nos reúne numa igreja. Ali ele nos fala através da adoração, seja no cântico ou na leitura e exposição da Sua Palavra.
Toda palavra humana deve ser ouvida criticamente. Leitura crítica é leitura consciente, conferindo o que se escuta com a Palavra divina.
Um bom recurso é anotar o que se ouve.
Anote. Faça perguntas. Discuta. Pegue o que ouviu e torne seu.

Desejo-lhe um BOM DIA.
Israel Belo de Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário