domingo, 28 de novembro de 2010

Gratidão Pelo Nosso Trabalho

          Esta semana milhões de pessoas em todo o mundo participarão de alguma forma da comemoração anual do Dia de Ação de Graças- Dia de Gratidão. Nos Estados Unidos é feriado nacional. Mas independentemente do país ou cultura, a expressão de agradecimento intencional é sempre apropriada.

          A maior parte dos leitores do Maná da Segunda dedica-se ativamente às suas responsabilidades profissionais. Portanto, é adequado considerar o ato de gratidão com relação à nossa vocação e carreira. Frequentemente alguns se referem ao trabalho como “mal necessário”, mas na verdade, ele é tudo menos isso. Considere alguns dos aspectos positivos do trabalho:
É meio para expressão e uso de nossas habilidades, perícia e talentos.
Ajuda a dar significado e propósito à nossa vida.
Oferece oportunidades para perseguirmos nossas paixões–interesses e causas que nos levam a antecipar o início de um novo dia com entusiasmo.
Proporciona-nos possibilidade de servir a outras pessoas de diversas maneiras.
Capacita-nos a realizar parte do nosso chamado como membros da criação de Deus.
Lemos na Bíblia que Deus deu à raça humana uma missão:“Deus os abençoou e lhes disse:Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra” (Gênesis 1.28). Teólogos chamam isso de “mandamento cultural”, em que Deus atribuiu a administração da Terra aos seres humanos.
          Quando muitos ainda vacilam sob os efeitos da economia global, sem trabalho ou tendo necessidade de aceitar postos aquém de sua capacitação, ser grato pelo trabalho pode representar um desafio. A maioria de nós, porém, está empregada e tem muitos motivos para sentir-se grato e expressar sua gratidão.
          Claro que todo trabalho envolve elementos pouco desejáveis. Participar de reuniões para alguns representa uma interrupção da tarefa que apreciam fazer;para outros, reuniões são a parte mais significativa do trabalho. Para outros (como eu), escrever é um aspecto prazeroso do trabalho; mas outros preferem fazer qualquer coisa menos escrever. Mas o que torna o trabalho intrigante é o fato de ninguém estar habilitado ou interessado em fazer tudo sozinho. Precisamos das habilidades e experiências uns dos outros para ter a satisfação de sermos parte de algo muito maior.
          Ao pensar em como e porque ser grato pelo nosso trabalho, consideremos o que a Bíblia diz:

Trabalho oferece meio de prover nossas necessidades. Não há como negar que é através do trabalho que obtemos recursos para adquirir alimentos, roupas, abrigo e outras necessidades. Trabalho também proporciona senso de dignidade e realização. “O apetite do trabalhador o obriga a trabalhar;a sua fome o impulsiona” (Provérbios16.26).

Trabalho pode ser fonte de prazer. Alguém disse: "Se você gosta do que faz, jamais terá que 'trabalhar' um dia sequer de sua vida". Se você tem um trabalho que corresponde aos seus interesses e habilidades é um privilegiado. “Por isso conclui que não há nada melhor para o homem do que desfrutar do seu trabalho, porque esta é a sua recompensa” (Eclesiastes 3.22).

Trabalho é oportunidade de servir a Deus. Nossos talentos e habilidades, embora tenhamos que gastar anos para refiná-los, são um presente de Deus.“Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio d’Ele graças a Deus Pai... Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para os homens” (Colossenses 3.17,23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário