terça-feira, 9 de novembro de 2010

CRISTÃO E ESQUIZOFRÊNICO*

    Quando eu digo que falo com Deus, que faço minhas orações todos os dias, eu sou tido como espiritual; mas quando digo que Deus falou comigo, sou chamado de esquizofrênico ( doente mental caracterizado pela incoerência mental) e posso estar ficando maluco.
    Semana p.p. eu preparava uma mensagem sobre “Igreja – Drogas e Família” e tinha a nítida impressão que a qualquer momento eu iria pregá-la. Eu estava como que possuído ( não se choquem com isto) e tudo fluía de maneira gostosa apesar do assunto ser pesado. Final de semana aqui em Vitória, eis que os jornais gritam uma noticia: duas jovens morrem em acidente de carro após saírem de uma boate. O jornal A Tribuna ( 07/11/2010) informa que mãe foi informada pelas jovens que iriam para uma reunião de jovens evangélicos Batistas em Vila Velha!
    Ontem à noite ainda consegui ver na TV uma reportagem de uma rave ( festa normalmente realizada em sítios ou grandes galpões, durando mais de 10 horas. Esta expressão “rave” surgiu nos anos 60 para denominar uma festa de caribenhos em Londres, e como era regada a drogas...) com todos os seu ingredientes. Chocante! Mas imediatamente Deus me falou: “ se prepare porque isto vai ter desdobramentos...” E teve; a principal TV do ES acaba de me ligar para falar sobre estas festas e como nossos jovens estão se acabando nelas. Engraçado ( força de expressão) é que nossas igrejas ou muito de  seus lideres se comportam como se isto estivesse a mil quilômetros dos arraiais!  Não está; está dentro, lamentavelmente dentro.
    Isto não é uma revelação e nem eu vou ficar aqui como pose de profeta revelado; é a experiência de 36 anos trabalhando na recuperação e prevenção sobre drogas. Mas e se eu escrevesse: “ Deus me disse e mandou dizer que...” provavelmente seria taxado por alguns de esquizofrênico! Aí, fico imaginando como ficariam os profetas do VT e alguns no NT que claramente diziam falar e escrever porque Deus mandou, se vivessem nos dias de hoje! Temos medo de sermos confundidos com neo-pentecostais ou estar lançando uma nova moda? Ora bolas, Deus mandou.....!

*Pr. José Francisco Veloso, autoridade em dependência química e ex-deputado estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário