domingo, 28 de novembro de 2010

28º dia - Salmo 137

1- Junto dos rios de babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião.
2- Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas.
3- Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião.
4- Como cantaremos a canção do SENHOR em terra estranha?
5 - Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza.
6- Se me não lembrar de ti, apegue-se-me a língua ao meu paladar; se não preferir Jerusalém à minha maior alegria.
7- Lembra-te, SENHOR, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém, que diziam: Descobri-a, descobri-a até aos seus alicerces.
8- Ah! filha de babilônia, que vais ser assolada; feliz aquele que te retribuir o pago que tu nos pagaste a nós.
9- Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.
         
Este é um salmo triste. Retrata o cativeiro do povo judeu e seu sofrimento por estar longe da pátria amada. Não era uma viagem, era um castigo, por causa do pecado. Ali, distante, o povo estava de boca fechada. O povo incrédulo queria uma canção, mas eles não cantavam.
          O pecado é terrível, traz consequências danosas para a vida do cristão. A primeira é o afastamento da pessoa do relacionamento com Deus (não é Deus que se afasta!). Segunda, perda da alegria. Terceira, atitudes contrárias à orientação de Deus. Leia o último verso e veja o que desejava o povo de Deus para os seus algozes.
          Nem todo sofrimento é causado por um pecado específico, mas todo pecado traz sofrimento. Você entende que sofre hoje com algum pecado cometido? Arrependa-se e volte-se para o Senhor Deus. Ele te espera de braços abertos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário