terça-feira, 9 de outubro de 2012

Eleito mais um Vice-Prefeito da Igreja Batista

ONDE DESAPARECEM AS ÁGUAS, SURGE A LUZ

No município de Sumidouro, RJ, onde desaparecem as águas, nasce uma luz. É eleito vice-prefeito da cidade o batista Jorge Calil Mattar (foto). Vale lembrar que é lá em Sumidouro onde se encontra a Cascata Conde d'Eu, a maior cascata em queda-livre do estado, com mais de 127 metros de altura. Trata-se de acidente geográfico do Rio Paquequer, que nasce no município e deságua no Rio Paraíba do Sul. A cascata localiza-se próximo ao distrito de Dona Mariana. O nome foi uma homenagem ao Conde d'Eu, marido da Princesa Isabel. Alguns estudiosos veem no fato um artifício das autoridades locais da época, para atraírem as atenções da Corte Imperial no Segundo Reinado. Existe uma correlação das águas da Cascata com o Romantismo no Brasil, fato este exposto à exaustão no Hino Oficial do município de Sumidouro.

Na verdade, o município possui uma tradição popular, de que o célebre escritor de O Guarani, José de Alencar, tenha se inspirado nos encantos naturais da localidade para descrever seu famoso romance. Além disso, atribui-se a origem do nome Sumidouro, à construção de uma capela, em 1822, que tinha por objetivo cultuar Nossa Senhora da Conceição. Isso ocorreu à margem direita do Rio Paquequer, próxima a um grande sumidouro de águas (cf. a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, Rio, 1959). E é exatamente nesse sumidouro de águas que o Brasil vê nascer uma luz. Por que surge a luz? Porque Jorge Calil Mattar tem uma experiência profunda de conversão. Recém eleito vice-prefeito do município de Sumidouro, na chapa encabeçada pelo candidato Juarez (PMDB), Jorge Calil Mattar é membro da Primeira Igreja Batista em Sumidouro, liderada pelo jovem e dinâmico pastor Benilton César Santos.

Casado com uma jovem de tradicional família batista, ele, também de família tradicional da alta sociedade sumidourense, porém católica, passou por momentos muito difíceis com sua conversão. Tive a honra de participar deste momento, quando, sendo o conferencista numa programação de aniversário da PIB de Sumidouro, Jorge Calil confessa publicamente ao Senhor como seu Salvador pessoal.

Fruto do trabalho incansável daquela Igreja, Jorge Calil sempre foi um inquieto interessado na leitura bíblica. Queria conhecer a verdade e o fez com intensidade: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará"(Jo 14.17). Lembro-me de quando conversávamos e ele falava da estratégia de ler a Bíblia, ouvindo a Bíblia. Foi durante muitos anos gerente geral do Banco Mercantil em Nova Friburgo e, em suas viagens de inda e vinda para Sumidouro, sempre ia escutando CDs com gravações de leituras dos livros da Bíblia. Se tem alguém que busca intensamente conhecer a Palavra de Deus este alguém é Jorge Calil. Obviamente esta sua decisão trouxe desconforto para a sua família e para a sociedade sumidourense que perdia um ativista das badalações mundanas. Mas, o Reino de Deus e a cidade de Sumidouro ganharam uma nova criatura. Agora, não mais trabalhando para o individual, mas para o coletivo. Jorge Calil é um entusiasta pregador do Evangelho, cujo testemunho vai mais além das quatro paredes do Templo. Teve a alegria de ver seu pai entregando seu coração para Jesus. Sei o quanto isso foi significativo para ele, diante das lutas pela Causa do Evangelho.

Quero ter mais notícias de Jorge Calil. Sua Igreja e seu pastor sentem-se honrados com figura tão ilustre. Nosso desejo é que ele seja usado por Deus para um mandato no município vizinho a Nova Friburgo, que dignifique o nome de Jesus Cristo e testemunhe da fé viva dos salvos. Jorge Calil é uma luz que reflete o Cristo por onde as águas desaparecem no sumidouro da vida...

Josué Ebenézer de Sousa Soares
Jornalista e pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário