segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pastor de Nova Friburgo escreve nova Epístola


EPÍSTOLA PASTORAL DE
JOSUÉ EBENÉZER
1 Josué Ebenézer, servo de Jesus Cristo, e filho de Judith, aos eleitos, santificados em Deus Pai para fundação da Primeira Igreja Batista em Campo do Coelho, e protegidos pelo Espírito Santo para este tempo:
2 O Evangelho seja sempre vossa bandeira, a misericórdia divina esteja sobre vós, a paz de Cristo vos acompanhe sempre, e o amor vos seja multiplicado para perfeita comunhão. E que estejais sempre alertas quanto à existência dos falsos mestres.
3 Amados, quis eu escrever-vos neste momento de vitória que Deus vos concede, e o fiz como um pai a seus filhos, conclamando-vos a estarem unidos na defesa da fé que foi dada aos santos e que pela misericórdia de Deus nos tem alcançado nestes tempos de apostasia que marcam o alvorecer deste milênio.
4 Porque é bem sabido que nos arraiais evangélicos se introduziram alguns, que já antes não demonstravam possuir o Espírito de Deus, não honrando o nome de Jesus Cristo e nem proclamando o verdadeiro Evangelho da graça; homens profanos, em cujos lábios o nome de Deus é proferido em vão.
5 Seus nomes, decerto, não estão escritos no Livro da Vida de que falaram nossos pais na fé, dentre estes João, o discípulo amado, em sua Revelação suprema das últimas coisas. Mas nós não podemos deixar de reconhecer o senhorio de Jesus Cristo sobre nossas vidas, dando sempre graças a Deus Pai por sua infinita misericórdia, e afastando-nos bravamente daqueles que desonram o Cristianismo.
6 Quero que cada um de vós traga à memória neste solene momento, o que Deus tem feito na vida de cada um, resgatando-vos das trevas, colocando-vos debaixo da influência benéfica do Sol que alumia as nações, de onde não deveis sair em hipótese alguma, caindo na desfaçatez de desviar-vos para a direita ou para a esquerda.
7 Também será de bom tom recordar a vida daqueles que passaram por vossas existências, não como cometas de retorno esporádico, mas como o astro Rei que ocupa seu lugar a cada dia, com presença certa e vibrante, à promover o espírito de unidade, o amor sobre todas as coisas e a humildade como virtude da qual não deveis desviar-vos jamais.
8 Assim como um povo teve a honra de ser chamado povo de Deus e ser tirado incólume da terra do Egito, deixando para trás um cativeiro cruel, cada um de vós não deve vos esquecer da libertação da tirania do pecado sob a qual andáveis escravizados no passado, e que Deus, em Cristo, vos vivificou, dando respostas ao mundo de que a fé continua viva em nossos dias e nunca há de falhar.
9 Ai dos que não atentarem para a bondade de Deus, negando seu amor incondicional e deixando-se seduzir pelas tentações do tempo presente. Vós não devíeis vos associar aos que falam sem saber, iram-se inconsequentemente, agem de forma desabrida como animais irracionais tomados de corrupção.
10 Ai deles! porque seguem pelos caminhos de algum Caim moderno, e são levados pelo engano, e tomados de contradição seguem as pegadas da carne.
11 Cuidado para não dar ouvido a quem não tem o temor de Deus, que está interessado em promoção pessoal, em alcançar favores através de um suposto serviço religioso.
12 Cuidado com a sedução do cristianismo social, que se apresenta em forma de festas faraônicas onde querem dançar convosco, banquetear-se convosco apascentando-se a si mesmos sem temor;
13 Os que assim agem, nos desvãos da fé, são árvores sem fruto, flores sem perfume, abelhas sem mel: não alimentam, não encantam, não adoçam as vidas;
14 Mas vós, amados, lembrai-vos sempre dos sábios mandamentos deixados por nosso Senhor Jesus Cristo;
15 Há quem ande nas vis concupiscências, seguindo as baladas, assistindo novelas, consumindo bebidas alcoólicas que comprometem o Templo do Espírito;
16 Estes são escarnecedores, que provocam divisões; são sensuais, atendendo aos apetites da carne, e não têm o Espírito.
17 Mas vós, amados, deveis edificar-vos a vós mesmos sobre a fé, a esperança e o amor orando em todo o tempo no Espírito Santo,
18 Conservai-vos na fé que uma vez foi dada aos santos, abraçai a causa dos desvalidos e dos marginalizados deste mundo, daqueles de quem a vida subtraiu a esperança e o pecado cegou a fé, apresentando o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo como única porta para a vida eterna.
19 E apiedai-vos dos descrentes pregando-lhes a Palavra da Verdade, usando de discernimento e benignidade;
20 Ora, àquele que é poderoso sempre, para proteger sempre e abençoar sempre, diante dele concito-vos a apresentar-vos irrepreensíveis, com júbilo e gratidão, perante a sua glória,
21 Ao único Deus, sábio e magnífico em graça para com todos, Salvador nosso, Senhor nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém. 

*Josué Ebenézer é Pastor da Igreja Batista do Prado, Nova Friburgo, Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. A querida Igreja Batista do Prado (Nova Friburgo, RJ), da qual tenho o privilégio de ser pastor, alcançou a graça de organizar sua primeira filha, Igreja Batista em Conselheiro Paulino (10/10)com 63 membros e, agora, sua segunda filha, Primeira Igreja Batista em Campo do Coelho (10/12) com 43 membros. Quando da organização da primeira filha escrevi uma pastoral para àqueles irmãos, intitulada: MEUS CONSELHOS PASTORAIS. Desta feita, pensei em escrever MEUS CONSELHOS PASTORAIS II, mas a ideia evoluiu e escrevi os mesmos conselhos almejados em forma epistolar, à moda dos escritores bíblicos. Espero que tais palavras e conselhos sejam usados por Deus para abençoar a vida de todos aqueles que os lerem, "tanto judeus como gregos" quer dizer, primeiramente os irmãos de Campo do Coelho e depois os demais...

    ResponderExcluir