terça-feira, 30 de outubro de 2012

Os cristãos e o Halloween



A Festa das Bruxas  

PASTOR PAULO ROBERTO SÓRIA

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. (1 Cor. 6.12)

O Halloween além de nada ter a ver com a cultura brasileira, e mesmo se tivesse, é dedicado à magia, à bruxaria e as crendices, não cabendo na vida de cristãos renovados pelo sangue do Cordeiro, mesmo que sendo só por divertimento, não é compatível com o ensino bíblico.

Essa antiga tradição Celta,é mais praticada em países de língua anglo-saxônica que nos países de fala latina. Foi na Irlanda que essa tradição teve inicio e as pessoas comemoram fazendo fogueiras e as crianças andam nas ruas exclamando o famoso “tricks or treats”, que significa “doces ou travessuras”. A imigração irlandesa levou consigo para os Estados Unidos essa tradição.

A festa das bruxas não é uma festa cristã, assim como não o são também as festas Juninas, de Carnaval, da Cerveja (Oktoberfest), de Cosme e Damião e dos Círios de tantos lugares. Festas religiosas de qualquer natureza não são cristãs, como Yom Kippur, Ramadam, Todos os Santos e por ai vai. Cristão festeja o Domingo, para o culto público e cada dia da semana para a vida de consagração.

O cristão celebra o culto de louvor e adoração ao Senhor. Festeja a vida com gratidão pela salvação. Devemos tomar cuidado com a invasão de costumes, práticas e ritos que nos levam a festejar divindades, santidades e entidades.

Para nós a importância da festa é secundária. Importa-nos o Senhor Jesus Cristo. As festas de Natal e da Páscoa são importantes no que realçamos a pessoa de Cristo, não a tradição, nem tão pouco a diversão.

As crianças de nossas famílias podem aprender a fazer a diferença, sem que se sintam alienadas e deslocadas. Serão respeitadas e valorizarão a igreja de Cristo. É necessário que jovens e adultos saibam, também, dar o bom exemplo e terem a boa doutrina.

Quando muitos praticam algo, não significa que seja certo. O fato de crentes e de igrejas inteiras aderirem às práticas do mundo, não faz com que o erro se torne em acerto, nem que a escuridão se torne luz.

“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte”.(Mateus 5:14)

5 comentários:

  1. A Bíblia diz claramente:
    E não vos associeis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.
    Efésios 5:11
    Mas, antes, diz:
    Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;

    E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

    Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;

    Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.

    Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.

    Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

    Portanto, não sejais seus companheiros.

    Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz

    (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);

    Aprovando o que é agradável ao Senhor.
    Efésios 5:1-10

    ResponderExcluir
  2. “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” – Efésios 6.12.

    ResponderExcluir
  3. Muitas pessoas me perguntam porquê minha filha não participa desta festa tão animada chamada de "Halloween" que infelizmente invadiu a maioria das escolas, especialmente de idiomas. Afinal, se você estuda em alguma dessas escolas é difícil ficar de fora. Veja nesta matéria os detalhes desta celebração de origem Celta e entenda porquê dizemos ser esta uma festa anti-cristã. Uma pena ver tantas crianças e adolescentes sendo levados por esta onda.

    ResponderExcluir