segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Pastor Evangélico se dedica à Astronomia


Eduardo Baldaci é um jovem pastor da denominação batista e há muito se dedica aos estudos da Astronomia. Entendendo que o estudo o aproxima mais de Deus, concedeu-nos entrevista e toca em pontos importantes para o entendimento da questão.

É possível um pastor astrônomo?
A História da astronomia registra inúmeros religiosos ligados com a astronomia. Entre eles David Fabricius (pastor), Johan Maurits Mohr (pastor), Georg Samuel Dörffel (pastor), Christoph Scheiner S e George V. Coyne (padres). Mas talvez, o mais famoso seja o Pe. Georges Lemaître que influenciou a nova cosmologia, defendendo o Big Bang como uma teoria linkada com a Bíblia. Ou seja, eu creio ser completamente possível e necessário, que líderes religiosos influenciem no pensamento e estudo científico. Temos atletas de Cristo, pagodeiros de Cristo e por que não, Astrônomos de Cristo?
Is 40,26 diz: " Levantai os olhos para o céu e olhai. Quem criou todos esses astros? Aquele que faz marchar o exército completo, e a todos chama pelo nome, o qual é tão rico de força e dotado de poder, que ninguém falta ao seu chamado".

Em que consiste, na verdade, a astronomia?
A astronomia consiste na Observação e estudo do movimento e composição dos Astros. É a ciência que tenta responder à humanidade de onde viemos e para onde iremos. Como foi, como é e como será o Universo.

Em sua experiência, que descobertas extraordinárias encontrou?
Eu ainda não fiz nenhuma descoberta, pois são necessários megatelescópios para tal. Com meu instrumento atual, posso arriscar à descobrir um cometa ou supernova, mas não é algo fácil.  Acredito que para nossa fé, a descoberta mais fantástica é a a expansão do Universo, a qual tem ligação com diversos textos da Bíblia.

Uma pessoa chamada comum pode se envolver com o assunto? Se sim, de que forma?
A Astronomia é a ciência da observação. E qualquer um pode "olhar para o céu". O primeiro passo para se iniciar na astronomia é diferencia-la da astrologia. Feito isto, procurar aprender o movimento da abóbada celeste com a ajuda de um Clube de astronomia ou planetário.

Como você foi parar na Astronomia?
A chegada do Homem na Lua, em 1969 e o início da pesquisa espacial na década de 70, foram eventos que despertaram em mim o sonho de ser astrônomo. Quando perguntam o que eu seria quando crescesse, eu apontava para cima. Não sei se era para falar astrônomo ou pastor?
Minha conversão se deu pela curiosidade de procurar na Bíblia textos ligados com a astronomia. Em 1988, Deus me chamou para o Seminário e resolvi aproveitar o conhecimento de hebraico e grego para pesquisar textos bíblicos ligados com a astronomia.
Pelo menos 6 importantes fatos bíblicos são também astronômicos: O "Fiat Lux"(Big Bang), O Dia de Josué e Relógio de Acaz, o Nascimento e a Crucificação de Cristo, e por fim, a Parousia.
Deus me abre tantas portas usando a astronomia, que entendi ser este também um ministério em minha vida.

Cite pelo menos um versículo bíblico que comprove uma teoria da astronomia?
"Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;" - Isaías 40:22. Este texto, comprova a circunferência terrestre e a expansão do Universo de uma só vez.

Há um projeto pessoal de um Observatório criacionista. Como será e que benefícios trará?
No Brasil temos a liberdade de expressão, mas os Batistas falam pouco sobre criacionismo e ciência. Conclusão, nossa geração aprende que o homem veio do macaco e fica por isto mesmo. Apenas na EBD é que falamos ao contrário. Durante minha participação no Seminário do Instituto Haggai, em Maui 2006, elaborei meu projeto de legado de vida. Ou seja, a construção de um Observatório Astronômico com visão Criacionista. A Observação dos astros chama muita atenção das pessoas. Então, um observatório torna-se um atrativo turístico e educacional. Como via de regra as pessoas perguntam como foi a criação do Universo, isto se torna a hora H de falar da Criação Divina. O Observatório será um prédio, com potentes telescópios para a observação do céu noturno e do ciclo solar. Um destes telescópios eu já ganhei de doação em 2011 - http://haggai.com.br/noticias/857--eduardo-baldaci-ganha-telescopio-da-celestron--2012

Como está implantando o projeto em termos financeiros?
Durante 8 anos tentei o viés governamental. Mas chega um tempo que se cansa de apelar aos políticos. Além disto, meu projeto fala de influenciar a ciência com a fé, e sempre temos oposição espiritual e intelectual. Assim, após orar e planejar, resolvi lançar uma campanha em Fevereiro de 2013 com a ajuda de uma instituição cristã ligada ao CrowdFunding, com sede nos USA. Além de captar as doações, eles também promovem campanhas de oração pelos projetos.
A filosofia deles é atrair muita gente doando um pouco. O Alvo é audacioso: R$ 300.000,00.
Será a aquisição de um terreno, construção e a instalação de equipamentos.
Foi fundamental ter apoio de alguém dos USA, pois lá se respira astronomia e há muitos cristãos envolvidos com observatórios. Porém, Brasileiros também irão poder ofertar.
As pessoas irão poder ajudar de muitas maneiras: Orando, curtindo, divulgando a página do Facebook, patrocinando ou doando. O nome de todos os colaboradores será registrado em uma placa de aço que ficará exposta no Observatório.

Como as igrejas podem divulgar a proposta criacionista através da astronomia?
Eu creio que as igrejas batistas precisam atuar mais na área Criacionista. No Brasil, os Presbiterianos fazem um trabalho médio, deixando a ação mais forte nas mãos dos Adventistas.
Já participei de congresso para jovens com o tema ConCiência, que atraiu universitários críticos com uma abordagem científica ligada à Bíblia. Precisamos tomar cuidado para não sermos influenciado pela antiga ideia de que ciência é coisa do diabo. Não é,mas podemos abandona-la nas mãos dele.
Sempre que me convidam, visito retiros, congressos e igrejas com meu telescópio e palestrando sobre o tema "Quão Grande é Deus".

Para quantas pessoas você já mostrou o céu?
Uma pergunta difícil de responder com exatidão. Faço observações públicas ao telescópio desde 1983, já tendo passado por Três Rios, Carmo, Cantagalo, Paraíba do Sul, Maricá, Salvador, Chapada dos Guimarães, Várzea Grande, Cáceres e Cuiabá.
Agora em Novembro, fui convidado pelo Governo do Estado de MT e Comitê Olímpico Brasileiro para mostrar o céu para 5 mil alunos de todo o Brasil durante as Olímpiadas escolares do Brasil.

O Calendário Maia tem alguma ligação com a astronomia? E o final do mundo será em 2012?
Nos tempos antigos, não havia muita separação entre astrologia e astronomia. Os Maias foram um dos povos mais avançados no estudo dos astros. O resto é especulação. É certo de que haverá sempre fanáticos atuando na ocasião. O próximo ano, 2013, será um ano propício ao clima apocalíptico. Teremos dois cometas visíveis a olho nu, um deles será visto à luz do dia, no final do ano. E cometas sempre foram associados à catástrofes e mortes. Também será época do máximo solar. Cientificamente falando, podemos ver alguns apagões e mudanças climáticas. Porém, o Apocalipse bíblico ainda carece de algumas profecias serem cumpridas, algumas delas realmente ligadas ao comportamento gravitacional dos astros.

Nota: Contatos com o entrevistado podem ser feitos através de:
https://www.facebook.com/pastronomer
http://astronomo.eduardobaldaci.com/
pastor@eduardobaldaci.com

Um comentário:

  1. Excelente entrevista, esclarecedor, inteligente e fundamentada, sem pressão...
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir