quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Café com Cristo - O Salmo da Cruz

O salmo da cruz
            Tradicionalmente é aceito que o Salmo 22 retrata o momento de Jesus na cruz do Calvário, formando com o 23 e o 24 uma trilogia em que se completa o tempo no túmulo e sua ressurreição.
            Uma das bases para sustentar tal ideia a respeito do Salmo 22 é o seu primeiro verso: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?”. A mesma angústia se revelou na cruz.
            Por que foi preciso que Ele morresse na cruz em meu lugar? Resposta difícil de ser respondida. Mas não impossível de ser entendida. Mesmo não sabendo o porquê, sei que foi por amor. Aquela cruz era minha, era sua, era da humanidade.
            Mas a humanidade caída não poderia assumi-la, pois o pecador simplesmente pagaria o preço do seu pecado. Ele, não. Ele se fez pecado por nós. E foi nesse momento que se observa uma espécie de abandono de Deus a seu Filho. O Pai, que não pode ver o mal, sofreu com o Filho, que assumiu o nosso mal.
            Se o seu clamor é este: “Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego”, confie em Jesus, que clamou por você na cruz.

4 comentários:

  1. Os estudiosos da patrística diziam que o salmo 24 era o salmo da ascensão de Cristo.
    O pastor Paul Walsher prega lindamente sobre isso.
    http://vimeo.com/14711469
    Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
    Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.
    Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
    Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)
    Salmos 24:7-10

    ResponderExcluir
  2. "Na Cruz, Deus tratou Jesus como se fosse você;e agora, Ele trata você como se fosse Jesus." Pr. Josemar Bessa.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sobre o texto que o Pr. Neemias publicou, coloco o excerto abaixo. Se houver interesse de ler todo o artigo, siga o link abaixo do texto.
    "...mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação,
    E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniqüidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração! (Ex 34:6-7)
    Neste texto, vemos o anúncio de que Deus perdoa o pecado. Mas perceba que ao mesmo tempo Ele não inocenta o culpado. Como isso pode ser? Como Deus pode ser justo e encobrir o pecado (Rm 4:7,8)? Esta é a grande questão da Bíblia. Paulo fala em Romanos que Deus justifica o ímpio. Mas Provérbios 17:15 dirá: “O que justifica o perverso e o que condena o justo abomináveis são para o SENHOR, tanto um como o outro”. Como Deus pode justificar alguém sem se tornar abomináveis para Si Mesmo. A grande questão das Escrituras é que se Deus é justo Ele não pode, nem deve perdoá-lo. Então como Deus pode perdoar o ímpio?
    Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5:21)
    Cristo jamais conheceu o pecado. Ele nunca quebrou o maior dos mandamentos ou o menor. Não houve sequer um momento em que Jesus não amou a Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento.
    Este Cristo sem mácula pagou o preço da nossa redenção. Ele pagou este preço a Deus e não para o diabo. Jesus aplacou a ira de Deus através do Seu sacrifício (propiciação). A propiciação torna possível que o Deus justo justifique ímpios. O diabo não era seu problema. Deus em sua justiça e sua ira era o seu problema. Deus não pode negar a sua justiça para perdoá-lo. Para salvá-lo, Deus teve que satisfazer a Sua própria justiça, derramando a Sua ira em Cristo no seu lugar.
    Muito do evangelismo moderno não fala nada sobre isso. Evangelismo superficial já mandou mais pessoas para o inferno do que todos as seitas. Precisamos conhecer, viver e pregar o Evangelho de Jesus Cristo."
    Pr. Paul Walsher


    Leia mais: http://voltemosaoevangelho.com/blog/2012/10/paul-washer-o-evangelho-de-jesus-cristo-2/#ixzz2B1cOZChO

    ResponderExcluir