sexta-feira, 21 de junho de 2013

Líderes evangélicos comentam sobre as manifestações - II

    Pr. Ciro Freitas*
Seja a Mudança
“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” (Mateus 5:16)

Nas últimas semanas temos vivido dias de revolução em nosso Brasil. Milhares de pessoas foram às ruas, em diversas capitais, para protestar contra a corrupção, contra os gastos abusivos em estádios para a Copa do Mundo e tantas outras atrocidades patrocinadas por aqueles que estão no poder.

Todos querem mudança. Cartazes, rostos pintados, palavras de ordem e até vandalismo foram utilizados como forma de demonstração da insatisfação do povo com a política brasileira, ou melhor, com os políticos. A necessidade de mudança é perceptível, não há como negar.

Diante da grande necessidade de mudança, pensemos: a mudança precisa ter um ponto de partida, e este ponto de partida sou eu, é você.

É inconcebível levantar um cartaz contra a corrupção, e burlar a lei para declarar o imposto de renda! É inconcebível, protestar e desejar um país melhor, oferecendo propina para o guarda livrar seu carro da multa! Pare pra pensar. O povo quer mudança, mas não quer ser parte dela.

A palavra de Deus, em Mateus 5:16 é clara e taxativa. “BRILHE a sua LUZ para que vejam as suas BOAS OBRAS e GLORIFIQUEM ao Pai.” Pergunto: onde está o brilho? Como teremos o brilho se andamos distantes da LUZ, que é Cristo?! 

Quanta empolgação, vemos em muitos cristãos que vão ruas participar do movimento. Não sou contra a manifestação pacífica. Mas é estranho ver os cristãos empolgados com movimentos sociais e completamente APAGADOS, quando a questão é BRILHAR a luz do Evangelho.

Todo movimento pacífico é válido. Nossos direitos e liberdades individuais são fruto da luta daqueles que foram às ruas contra a ditadura. Portanto, este é o momento de orarmos e agirmos em favor da nossa nação.

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos" - Mateus 5.6 NVI.
A mudança é você brilhando sua luz, mostrando suas boas obras e glorificando ao Pai!
Seja a mudança!
Deus abençoe a sua vida!

4 comentários:


  1. Crônica Cristã

    Nos dias de hoje, seria Jesus um “TEAM BUILDER” ?

    "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão" - 1 Timóteo 6:10,11

    Imagino se Jesus vivendo nos dias atuais fosse partícipe de uma dessas empresas que pregam o Marketing Multi Nível. Talvez acontecesse algo hilário, como o diálogo abaixo:
     Pedro , Tiago e João, venham aqui:
     Sim mestre, respondem os discípulos.
     Tenho algo inovador para lhes oferecer. Acabei de me tornar “ Team Builder” de uma empresa romana que nos remunera super bem, apenas para divulgarmos suas propagandas enganosas em nossas sinagogas. Mas para isso, precisamos contribuir com 10 dracnas e conseguir mais adeptos.
     Mestre, estamos dentro!
    Porém meus amados Irmãos em Cristo, a verdade é mais chocante e real , está aí, no nosso meio, está incutida nas mentes de muitos cristãos que estão sendo ludibriados pelo ganho fácil e ilegal.

    Em Jeremias 9:23 e 24 lemos: “ Assim diz o Senhor: "Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado", declara o Senhor.

    Precisamos estar atentos e em comunhão para que tal prática nefasta não infeste as Igrejas, orar para que aqueles Irmãos que estão adotando essa conduta como meio de enriquecimento, possam ser alcançados pelo poder do Espírito Santo e convencidos à deixar o rumo que os impedem de enxergar a “Verdade”.

    Em Lucas cap 12 vers 15 lemos: “E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.”

    Em Mateus cap 6 vers 24 nos exorta a palavra do Senhor:” Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas”.






    Não escrevo tais coisas com o propósito de causar dissensões, mas alerto para o perigo que todos nós estamos correndo ao adotar tais práticas em nossas vidas.

    Em 1ª Timóteo cap 6 vers 9 lemos o seguinte: “Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição”


    Jesus continua sendo o mesmo de outrora, seus valores e suas palavras permanecem imutáveis, seguem perpétuamente em nossas vidas como diretrizes para a salvação eterna, não podemos readaptar o evangelho à nossa realidade pecaminosa, nem querer dar outros significados através de interpretações vãs e ambíguas a bíblia sagrada.

    Marcos cap 10 vers 23-25 diz: “Então jesus, olhando em redor,disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! E os discípulos se maravilharam daquelas palavras; mas Jesus tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é aos que confiam em riquezas entrar no reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus”.



    Termino essa reflexão , sabendo da minha condição de pecador e ser humano frágil frente aos caprichos que o mundo nos oferece, mas que pela graça de Jesus Cristo, cumpre seu papel cristão em alertar o seu povo sobre o assunto abordado. Como diz em Lucas cap 19 vers 40 “E, respondendo Ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão”.

    Finalmente me despeço com o Filipenses cap 4 vers 12 e 13 que nos fala o seguinte: “Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura , como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.




    Autor: Marcio R. Silveira

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, oi, vejo que a preocupação é importante: O que vai acontecer depois ? O Brasil já passou por vários movimentos políticos com aparente sucesso, entretanto, nada mudou, continuamos com a mesma estrutura politica, social, e governamental de funcionamento. Creio que precisamos de uma estrutura de funcionamento nova, que contemple servidores públicos comprometidos e responsáveis em todas as áreas: saúde, transporte, educação, habitação, investimentos econômicos em atividades privadas de geração de empregos, agricultura, pecuária, arte, pesquisas cientificas, relações sociais, segurança, entre tantos outros... É preciso começar do zero... mudança de conceito, de atitude, de caráter, de comportamento, de comprometimento, precisamos ser mais patriotas, amar o nosso pais, amar o nosso povo brasileiro, sem discriminação, sem bairrismo, com um único proposito comum, que façamos tudo para sermos felizes e fazer o próximo feliz. Por um Brasil Verdadeiramente Feliz. É possível, o primeiro passo já foi dado, parabéns a essa geração vitoriosa e transformadora em amor.

    ResponderExcluir
  3. Pr. Neemias, recebi a opinião do Reverendo Augustus Nicodemus, grande líder da Igreja Presbiteriana.


    PROFETAS, JESUS E AS MANIFESTAÇÕES
    por Augustus Nicodemus Lopes (Notas) em Quinta, 20 de Junho de 2013 às 00:20
    Como eu disse em postagem anterior, não sou contra a participação dos cristãos em manifestações públicas contra injustiças sociais, leis injustas e descaso do governo. Sou, é óbvio, contra a baderna, o tumulto, a depredação e a violência que estamos assistindo, coisas estas, diga-se, praticadas por alguns e não por todos.

    Muitos cristãos têm procurado justificação na Bíblia para estes atos de protesto público contra o governo e para criticar outros cristãos que preferem não se juntar aos manifestantes. Acho que não precisa procurar versículos na Bíblia para isto. A liberdade de expressão faz parte de nossos direitos como cidadãos de um país democrático. Não há na Bíblia lei contra isto, embora haja contra o desrespeito, a violência e a depredação dos bens alheios.

    O que me impressiona é a hermenêutica dos manifestantes cristãos. Eles conseguem ler a Bíblia (ou então lembrar de alguma coisa que ouviram) e transformar os profetas e Jesus em modelos para as manifestações. Acho que não é bem por aí.

    Para começar, os profetas de Israel viveram numa teocracia, onde o Estado não era laico. Viveram e ministraram debaixo da aliança de Deus com Israel, seu povo escolhido no AT. Eles protestaram e denunciaram as injustiças sociais porque estas eram contra a lei de Deus que era adotada como lei civil de Israel. O protesto deles era basicamente de natureza religiosa embora com implicações sociais.

    Além disto, eles protestaram como indivíduos. Eles entraram nos palácios e templos onde estavam os reis e sacerdotes corruptos e anunciaram, sozinhos, uma palavra do Senhor contra eles. Demandaram justiça e obediência à Palavra do Senhor e anunciaram o castigo divino contra a nação corrupta e idólatra. Eles não estavam cercados de outros manifestantes. Não quebraram nada nem tocaram fogo no templo ou palácio. Alguns foram presos, outros torturados e outros ainda mortos.

    Por fim, lembremos ainda que na maior parte das vezes eles falavam aos reis, sacerdotes, juízes e os nobres. Sua voz se dirigia mais à aristocracia.

    É muito interessante que Tiago, escrevendo a cristãos que estavam sendo oprimidos por patrões injustos, usa os profetas como exemplo de... paciência! Vejam só:

    "Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas. Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor".

    ResponderExcluir
  4. Continuação do texto do Rev. Agustus Nicodemus:

    Assim, embora devamos imitar os profetas em sua coragem de denunciar a desobediência às leis de Deus cometidas pelos nossos governantes, não vejo como usar a história deles como base para protestos públicos contra desemprego, corrupção e falta de outros deveres do Estado. Teríamos, então, de protestar contra o adultério, a idolatria, a prostituição, e outros pecados contra os quais os profetas se manifestaram e pelos quais foram presos e mortos - como João Batista que foi morto por denunciar a relação adulterina de Herodes com a mulher de seu irmão. Vamos organizar uma manifestação contra as conhecidas imoralidades, sodomia e adultérios de pessoas públicas?

    E Jesus entrando no templo e expulsando, à chicotadas, os vendilhões? De fato, Jesus fez isto. Mas ele também morreu na cruz. Por que não o imitamos nisto? A resposta é óbvia, Jesus veio como Filho de Deus realizar a salvação de seu povo. Já escrevi um post "Jesus não era cristão" onde mostro como é importante lembrar os limites de nossa imitação do Senhor:

    https://www.facebook.com/notes/augustus-nicodemus-lopes/jesus-n%C3%A3o-era-crist%C3%A3o/402392589813158

    A limpeza do templo foi escatológica, cumprimento de profecias. Nenhum dos apóstolos de Jesus o imitou posteriormente nisto, muito embora os Doze em Jerusalém continuassem a ir ao templo diariamente, após Pentecostes, para as orações, e muito embora tivessem falado contra os sacerdotes e lideres corruptos de Israel em seus dias.

    Como eu disse, não vamos encontrar na Bíblia base explícita e direta para organização de protestos e manifestações contra o governo no exemplo dos profetas e de Jesus. E não faz mal. Basta-nos o que a Bíblia diz, que procuremos promover a paz, a justiça e a verdade. Está implícito que a maneira primordial da Igreja fazer isto é pela evangelização, discipulado, transformação de corações e mentes, treinamento de jovens intelectuais comprometidos com a Palavra de Deus, que sejam capazes de ocupar cargos públicos e tenham coragem de fazer o que é certo. Não está excluída a participação em passeatas. Se eu estivesse no Brasil pode até ser que iria a uma. Mas jamais baderna, depredação, xingamento, agressões e incêndios.

    ResponderExcluir