terça-feira, 25 de junho de 2013

Perdoar é mais do que esquecer

   
            A história contada por Jesus, registrada em Lucas 15.11-32, conhecida como Parábola do Filho Pródigo traz três personagens: o filho mais novo, o pai e o filho mais velho.
            Neste texto, interessa-nos apenas o pai. George Ladd sugere que o nome da história seja Parábola do Pai Amoroso.
Vamos aprender com o pai como ele nos ensina a perdoar:
Verso 20: “E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai (1ª atitude - vigilância permanente), e se moveu de íntima compaixão (2ª atitude - envolve todo o seu ser - moveu-se de íntima compaixão - não racionaliza) e, correndo (3ª atitude - age para a aproximação), lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou (4ª atitude - demonstra carinho).
Verso 22: “Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés (5ª atitude - restitui-lhe os direitos)”.
Versos 23 e 24: E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; 24 - Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. (6ª atitude - promove uma festa, mostrando que a vida é mais valorosa do que qualquer prejuízo).
            Perdoar é mais do que esquecer, é agir em favor do transgressor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário