sábado, 17 de março de 2018

ORDEM DOS PASTORES BATISTAS DO BRASIL emite nota sobre a morte da vereadora Marielle Franco

Vereadora Mariella Franco - Foto do Jornal O Globo

Em nota oficial emitida no dia 16 de março, sexta-feira, a ORDEM DOS PASTORES BATISTAS DO BRASIL - OPBB, com sede na Tijuca, Rio de Janeiro, se manifestou sobre a morte da vereadora Marielle Franco.

A nota é assinada pelo Presidente, Pr. Juracy Carlos Bahia, e pelo Diretor Executivo, Pr. Davidson Pereira de Frei.

Leia na íntegra:

NOTA DE PESAR E REPÚDIO - Vereadora Marielle Franco

A Ordem dos Pastores Batistas do Brasil manifesta seu pesar e repúdio a qualquer ato que atente contra a vida humana, um dom de Deus.
O assassinato da Vereadora Marielle Franco merece destaque porque ela era uma personalidade pública, eleita, representante de uma parcela de uma área populosa e sofrida do Rio de Janeiro.
Se confirmado que foi assassinada por suas opiniões, teremos atravessado uma nova e grave linha na já trágica deterioração de nossa sociedade. Como pastores batistas, defendemos o direito de todos expressarem suas ideias e crenças.
Empenhamos nossas orações e nossos púlpitos para que os tristes sejam consolados e para que se reverta o quadro de violência e medo a que estão submetidos os cidadãos do Rio de Janeiro. 
E por fim, encarecemos às autoridades do Rio de Janeiro o máximo empenho para encontrar e punir os responsáveis por mais esse crime hediondo.

Rio de Janeiro, 16 de Março de 2018

Pr. Juracy Carlos Bahia
Presidente

Pr. Davidson Pereira de Frei
Diretor Executivo

46 comentários:

  1. Que bom que a OPBB finalmente descobriu que há violência no Brasil. Em 2017 foram cerca 70 MIL homicídios. Destes, cerca de 40 envolvendo prefeitos e vereadores (https://g1.globo.com/politica/noticia/violencia-contra-vereadores-e-prefeitos-resulta-em-pelo-menos-40-mortes-por-assassinato-desde-2017.ghtml) e 137 policiais (estes, só no Rio de Janeiro). Até então, nenhuma linha. Nenhum comentário. Parabéns à OPBB!

    ResponderExcluir
  2. Eh um fato politico isolado, ordem dos Pastores deveriam se preocupar mais com seus pastores e menos c politica jah que a denominacao tem Como dogma separacao Igreja e estado, ademais nao podem se manifestar sem uma consulta previa de seus filiados.... Ou ao menos nao deveriam, ou nao estamos falando de Batistas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Pra Elisangela Nantes, a denominação Batista, historicamente não tem dogmas. A ICAR sim, tem dogmas. A denominação Batista tem Princípios. Entre eles, um fundante, a separação entre igreja e Estado, tendo em vista nossa origem se situar na Inglaterra, junto com presbiterianos, congregacionais e anglicanos. Quando um monarca católico assumia o trono inglês, tornava o catolicismo a religião oficial do Estado inglês e perseguia, prendia, torturava, matava os das demais religiões. Qdo um rei anglicano ou congregacional ou presbiteriano assumia, fazia a mesma coisa. Os batistas são classificados como Não-Conformistas a esse imbroglio Estado-Religião. E assim, historicamente, a denominação Batista é avessa ao casamento do Estado e Religião. Agora, posicionamento de pastores batistas contra a violência e assassinato de inocentes, de mortes encomendadas é bem vindo e oportuno, sim. O assassinato da jovem vereadora Marielle Franco não é caso isolado. Ela era a voz que se erguia pelo direito à vida digna e respeito aos direitos humanos da parcela dos pobres das comunidades carentes. Por isso Marielle foi assassinada brutalmente. Por seu brilhante trabalho e projetos aprovados na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro lhe ceifaram a vida precocemente. E se acoelhar ante esse ato brutal, é ultrajante e desonra a fé cristã, pois, a Bíblia, taxativamente diz que, quando não fazemos o bem, quando podemos fazê-lo, cometemos pecado. Sim, a OPBB necessita opinar, sim, deve e é oportuno se posicionar em defesa daqueles que lutam, dão vez e voz ao clamor das necessidades dos mais carentes e despossuídos. Onde está a OPBB FAZENDO ENTRELAÇAMENTO COM O ESTADO? Quando Jesus pregou o Sermão do Monte precisou fazer uma consulta prévia aos seus 12 Apóstolos? Não podia se manifestar sem aquiescência dos
      discípulos? Ou sem autorização dos fariseus e sumos sacerdotes? Pastora, até a qualidade do ar que vc respira, da água que vc bebe, do levantar da sua cama, de suas escolhas são resultado de ações políticas. Pq o ser humano não é uma ilha. Há que se construir pontes, não demoli-las ou ignorá-las. Parabéns, OPBB.

      Excluir
    2. Parabéns pela resposta, e parabéns pelo ato de irmandade pelo amor e compaixäo ao próximo que tem faltado em muitas pessoas e religioes

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Perfeito, Enoi! Saúdo a Nota da OPBB.

      Excluir
    5. Parabéns pelo posicionamento, cristãos não devem fugir a luta e se calar diante das injustiças, pela resposta bem dada!!!

      Excluir
    6. Separação igreja estado? Num país onde existe bancada evangélica? Vc não é de Deus! Esse comentário foi seu modo de expressar sua simpatia pelo golpe.

      Excluir
    7. Enoi Barbosa, obrigada por sua resposta. Sou católica, Mas sua fala me representou! Aplaudindo de pé. Como ser cristão e não se opor ás forças a morte?!? Este já é um ato político. Obrigada, irmão!

      Excluir
    8. Agora querem separar igreja e Estado? Então tire a mancada evangelica de lá... Tentaram calar alguém que luta pra dar voz a quem nunca teve... Parabéns ordem dos pastores batistas pelo posicionamento

      Excluir
    9. Feliz por ver o posicionamento da igreja Batista, pq o discurso de ódio e desprezo que muitos evangélicos tem demonstrado por algumas camadas sociais têm a ver com muita coisa, menos com o cristianismo.

      Excluir
    10. A Pastora é Batista? Fiquei confusa. Obrigada OPBB tanto pela nota qto pela resposta.

      Excluir
    11. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    12. Parabéns a minha denominação por tomar esta posição, Grata a Deus por esta atitude. Que continue assim, lutado contra a injustiça não só dentro das nossas igrejas, mas fora também. O mundo precisa conhecer o amor. Ao irmão Enoi por sua resposta.

      Excluir
    13. Deixo aqui os meus sentimentos as famílias de Marielle e do seu motorista Anderson e tanta outras vitimas do Brasil. Deus os conforte e saibam que a luta de vocês por justiça será nossa também.

      Excluir
  3. Triste ver uma pastora pensando desse jeito. Os Batistas precisam se manifestar sempre contra toda injustiça.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao posicionamento da Instituição, a igreja de Cristo é um agente ativo, que deve se posicionar contra toda forma de injustiça, se calar é sem dúvida tomar o lado dos opressores. Jesus tinha um lado e se posicionava, triste saber que a maioria dos que dizem segui lo, hoje, prefere calar ou abertamente ter "mitos" que pregam o oposto do Cristo crucificado. Mais uma vez, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao posicionamento da Instituição, a igreja de Cristo é um agente ativo, que deve se posicionar contra toda forma de injustiça, se calar é sem dúvida tomar o lado dos opressores. Jesus tinha um lado e se posicionava, triste saber que a maioria dos que dizem segui lo, hoje, prefere calar ou abertamente ter "mitos" que pregam o oposto do Cristo crucificado. Mais uma vez, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Paz de Jesus.
    Creio que se faz juz esta nota da OPBB, porém quero deixar minha solidariedade à família do motorista pois só se falam da Vereadora e deixo esta nota pra que a OPBB possa refazer esta carta e citar indignação também pelo motorista assassinado de forma brutal e que haja manifestações de repúdio junto com as famílias que ja perderam seus entes queridos em casos deste e de outros tipos.
    Sou Cristão Batista,nascido e criado como servo do Deus vivo e filho de Pastor, não por ter sido meu pai, mas pela seriedade que empregou sua vida, muitas vezes pagando pra ser pastor, no desejo de trazer vidas aos pés de Jesus.
    Por favor OPBB, reveja esta nota, abrangendo-a no seu todo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns aos irmãos batistas e pastores, pela lucidez e justiça com que tratam esse caso de grande repercussão.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou Batista, e não concordo com essa nota. Pra mim, fica claro a intenção de explorar o momento para exposição. Pois se fosse mesmo uma questão Cristã, de valor a vida, de morte de "inocente", a OPBB deveria postar uma nota a a cada 5 minutos. Pois morrem cidadãos, morrem PM's, morrem Policiais Civis, e dentre esses temos uma parcela que tbm são (além de cristãos) Batistas. Sei que nesse momento temos uma família de luto, e pedimos a Deus pra que conforte os corações deles. Mas a OPBB deveria ter mais o que fazer do que ficar se metendo no que não é chamada. Se a OPBB, estiver muito atoa, e precisar de que liste umas tarefas, conte comigo pra listar as coisas que deveriam estar fazendo ao invés de estar defendendo quem defende Bandido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, vc pode listar essas coisas por aqui mesmo?

      Excluir
    2. Concordo com a irmã. Sou batusta e falo com propiedade. Estão demonstrando amor? Com partidarismo? E a morte do motorista não merece ser lamentada? Hipócritas.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. parabéns a essa honrosa iniciativa dos pastores. Nasci num lar batista onde meu pai foi pastor. Hoje sou ateu, mas mantenho grande respeito as diferenças de opiniões e crenças. Deixei grandes amigos em Brasilia, mas sempre lutei nos anos 70 e 80 pela justiça e naquela época fui incompreendido mensmo mostrando a igreja os textos de Amós, Isaías, Habacuque onde destacam o papel profético em defesa da justiça e dos oprimidos. Receba os meus parabéns nobre diretoria de pastores.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariza Guerra, não devia , não, mas vou lhe ajudar. Você sabia que foi criado uma comissão, com advogados voluntários, para rastrear as redes sociais e encontrar calúnias à memória da Marielle Franco? Você toda certinha e moralista vindo aqui chamar a vereadora de mulher de bandido é bem incoerente, não acha? Você tem provas disso que afirmou? Tem não, né irmã? Então, presta mais atenção nos seus pecados, porque mentir é coisa do capeta, devem ter lhe ensinaram isso lá na EBD. E outra coisa, pode parecer, mas Internet não é terra sem lei, não. Ainda da tempo de apagar seu vexame.

      Excluir
    2. Realmente decepcionada com a Igreja Batista que num cunho ameaçador impede de expormos opiniões.Sou seguidora da IBC do pastor Cirilo e do pastor Márcio Valadão e sempre agiram com coerência e continuo perplexa com atitude ameaçadora de vocês.Expus minha opinião porque o site de vocês estava no meu Facebook ,posso ter errado mas vocês erram quando cerciam uma opinião que não define em nenhum pouco a imagem da moça,e quando a esquerda disse que foi um policial que matou sem provas ,isto é o que .A paz de CRISTO para todos vocês ( tentei excluir meu comentário ,mas não consegui) e desde que vocês colocaram um assunto na internet,e coloca comentários da minha parte não houve invasão minha para com vocês né ,e não sei nem o que é EBD e Determinação Teisenos ódio e mais amor irmãzinha

      Excluir
    3. Corrigindo o final,mas amor e menos ódio

      Excluir
    4. Ódio que ódio, até lhe ajudei dando uma dica importante. Ódio e preconceito tinha no seu comentário. As pessoas têm q aprender q liberdade de expressão não tem nada a ver com ser leviano espalhando notícias falsas e manchando a honra alheia. Comece por vc, minha irmã, dando a sua opinião sem precisar falar mal de ninguém. Ainda mais de quem não pode se defender. No meu coração não há ódio só indignação e fome de justiça.
      Ah, EBD é : Escola Bíblica Dominical, os batistas sabem. Vc não é batista, não, é? Como se não bastasse os preconceitusos daqui, ainda vêm os de fora dar palpites também!

      Excluir
  13. Meu profundo respeito à Ordem dos Pastores do Brasil, tanto pela nota como pelo esclarecimento prestado por sua direção, acredito que é dever de todo cidadão cristão se solidarizar com a dor do outro.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo post, como separar a igreja do Estado se vivemos no Estado, votamos, pagamos impostos, chega da omissão da igreja, precisamos nos posicionar sim, contra a opressão ao pobre, contra as injustiças sociais, temos urgencia em defender a justiça, a saude, a educação e a segurança. Tomara que minha denominação acorde para lutar pela justiça social, isso é primordial!

    ResponderExcluir
  15. Finalmente a OPBB acordou para o que está acontecendo no Brasil!

    ResponderExcluir
  16. A Nota da OPBB é digna de um posicionamento cristão. Não podemos nos omitir diante dos graves problemas sociais que nossa população vive no dia a dia. Parabéns.

    ResponderExcluir
  17. A ordem se manifestou? Será q devemos dar os parabéns? Acho que antes tarde do que nunca, né? Então... parabéns! Mas penso q já passou da hora de olharem para os lados, pra vida real do povo brasileiro sofrido. Sair da bolha em em vive a maioria dos seus membros é essencial para amenizar a ausência de atitudes concretas, em envolvimentos sociais. Talvez daqui pra frente possamos ver mais ação , quem sabe?

    ResponderExcluir
  18. o estado é laico, mas os indivíduos são laicistas. Lembra que tem mais gente morrendo bem menos midiática com tanta importância como todos os outros. Quem sabe aqueles missionários hum,hum.
    De qualquer forma, parabéns pela iniciativa, mas dá uma forcinha pro pobre coitado do motorista, afinal ele tbm é gente caramba.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Inacreditável esse povo insano reclamando da nota da OPBB. Toda vida é preciosa para Deus, independente do credo ou religião da pessoa. Neste momento, é importante a igreja se posicionar sim, pois se as pessoas de bem se calarem, os maus vão tomar conta. Temos que repudiar toda e qualquer forma de violência, a única justiça capaz de resolver essa situação lamentável, é a de Deus. Mas até o povo entender isso, muita gente ainda vai morrer. Que Deus tenha misericórdia dessa gente blasfemadora que não sabe o que fala e faz !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TODA A VIDA É PRECIOSA, mas a do cara que foi vítima no mesmo crime nem é citado. Não digo que deva-se fazer nota a cada caso, mas se vai falar de um crime, que cubra ao menos todas as vítimas, afinal TODA A VIDA É PRECIOSA. E não apenas a vida de políticos que defendem uma ideologia que está entrando nas igrejas pouco a pouco e trazem um liberalismo moral a uma denominação tão respeitada e histórica. PS. Balsfêmia é um pecado que só pode ser direcinado contra alguma entidade divina ou objeto sagrado. Então nesses comentário não tem nenhum blafemador. Pois vão contra ideias, NADA sacras diga-se de passagem.

      Excluir
  21. Todo assassinato merece uma nota de repúdio, no entanto, pela repercussão desse, houve a preocupação da igreja Batista em dar seu parecer. Porém, de forma alguma ela é vista como heroína por eles, mas sim, como uma ativista pelos direitos humanos conforme a ideologia que seguia.

    ResponderExcluir
  22. Crentes não fujam da Bíblia! São vidas que se perderam, são famílias sofridas e sem rumo. Ao invés de trocarmos fagulhas pq não oramoa por paz? Como a paz virá se a própria igreja, que tem autoridade de Deus para baralhar contra satanás, você dessa forma? Mudemos

    ResponderExcluir
  23. Quis dizer batalhar contra satanás.
    Agindo assim só alimentamos mais ainda o maldito

    ResponderExcluir
  24. Acho legal que OPBB se manisfeste quanto à política, mas nos últimos 30 anos tivemos nos Brasil mais de 600 mortes idológicas e políticas. Sendo destas 194 nos últimos 5 anos. Isso as comprovadas que entram nos números oficiais. Só agora a ordem descobriu violência nesse campo? O que me procupa é como os ideais de esquerda estão entrando em nossas igrejas, mascarado de amor e piedade. Devemos sim amar e nos posicionar, mas a OPBB resolve fazer isso apenas no caso de uma ativista por tudo aquilo que é contra a palavra de Deus? Nosso silêncio em respeito é ótimo, nosso apoio a uma guerreira que não lutava apenas por comunicades carentes, mas pelo aborto, ideologia de gênero e por toda uma agenta contrária as escritutras, não me soa algo que Cristo faria. Sim toda a vida é importante... se isso é verdade nas consideração desta nota, porque o homem que foi morto no mesmo carro, embora não agente público, mas morto no mesmo crime seque foi citado? Não é TODA vida importante? Apoio que continuemos como denominação nos posicionar nas áreas políticos sociais, mas de forma ideologicamente neutra, pois não defendemos uma agenda, mas o evangelho.

    ResponderExcluir
  25. Desnescessario, frente a tanto milhares de homicídios iguais ou até mesmo piores, deveriam continuar se preocupando com almas, e separar-se de brigas com cunho politico

    ResponderExcluir