quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A Cristologia de Datena*



Um canal de tv reprisava uma entrevista de Datena. Falava de sua vida como apresentador de programa policial, de suas decepções com alguns outros apresentadores e enfatizou seu desejo de abandonar esse tipo de programa, afirmando que não suporta mais ter que apresentar algo cuja ênfase é a violência. Em determinado momento, Datena vociferou: “Que vou fazer, até Jesus sofreu com esse tipo de gente. Se Ele pudesse, descia daquela cruz e metia p... em todo mundo”. Corei quando ouvi. 

“Até Jesus sofreu...”. O “até Jesus sofreu” pode dar a ideia que nosso sofrimento tem a mesma causa que teve o de Jesus. É um engano. Ele sofreu por mim e por você sem nenhuma culpa. Aliás, é bom destacar, seu sofrimento não foi causado pelo homem, mas foi uma entrega sacrificial. Ele foi o agente e o paciente da ação. Paulo afirmou: “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” – Filipenses 2.5-8. 

“Se Ele pudesse...”. Ele podia, mas não desejou. A Pilatos, que pensava ter sobre Ele autoridade, disse: “Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fora dado; por isso aquele que me entregou a ti, maior pecado tem” - João 19.11. Sua onipotência estava limitada pelo seu amor. Nem precisava descer da cruz, bastava um assopro seu para destruir todos os seus algozes. Ele podia, mas não quis.

“Metia p... em todo mundo”. Ele não veio para bater. Veio para ensinar que a melhor resposta à violência é oferecer o outro lado do rosto. Quando Pedro tentou resolver com as mãos, decepando a orelha do soldado Malco, Jesus orientou: “Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. Ou pensas tu que eu não poderia rogar a meu Pai, e que ele não me mandaria agora mesmo mais de doze legiões de anjos?” - Mateus 26.50-53.

Datena é um bom jornalista, mas, em termos de Teologia, dá pena. Dá pena ouvir Datena falar de Jesus com esse tipo de conceito. Aliás, se esta crônica chegasse a ele, diria que Jesus é o único que pode lhe devolver a paz que ele disse ter perdido, inclusive utilizando medicamento para dormir. Por não ter descido da cruz e levado sua obra ao final é que Jesus permite que essas coisas sejam ditas por um homem de boa formação intelectual.

*Crônica escrita em 2004.

4 comentários:

  1. Vdd! Jesus só refletiu amor!
    Até na hora de sua morte, e morte de cruz, Ele nos deu amor e perdao!
    Gloria a Deus q nos enviou Jesus para nos dar livre acesso ao Pai!

    ResponderExcluir
  2. Vdd! Jesus só refletiu amor!
    Até na hora de sua morte, e morte de cruz, Ele nos deu amor e perdao!
    Gloria a Deus q nos enviou Jesus para nos dar livre acesso ao Pai!

    ResponderExcluir
  3. É bom lembrarmos que o sofrimento passado por Jesus se deu através da renúncia, negando a si mesmo, evitando a espada de violência que é tão usada por tantos Barrabares atuais que ainda não compreenderam o verdadeiro sentido da genuina conciência e atitude cristâ. reagem e decidem todas as questões semelhantes aos antigos Governadores Romanos, de forma implacável pela espada, não dispostos a nenhum acordo, isso é Profético e está registrado no livro de Timótio II. Dar a outra face, é tolerar! Uma atitude Nobre demais para os uma sociedade corrompida pela violência e pela insensibilidade.

    ResponderExcluir
  4. O nosso problema é ficar sempre analizando o que os outros falam sem se dar conta do que temos ouvido e falado dentro das igrejas. O Datena não tem nenhum conhecimento, nem a pretensão de ser correto ou não cristologicamente.

    ResponderExcluir