segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Refletindo sobre a essência da vida


Lucas 12.13-21
Disse-lhe alguém dentre a multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparte comigo a herança.
Mas ele lhe respondeu: Homem, quem me constituiu a mim juiz ou repartidor entre vós?
E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.
Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância;
e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos.
Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens;
e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te.
Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

Introdução:

A motivação do ensino: versos 13 a 15.
Disse-lhe alguém dentre a multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparte comigo a herança.
Mas ele lhe respondeu: Homem, quem me constituiu a mim juiz ou repartidor entre vós?
E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.

1º - Guardai-vos da avareza - Avareza é diferente de previdência. A avareza se liga ao senhorio dos bens. A previdência a não desperdiçar os bens.

2º - A vida não consiste no ter - Esquecemo-nos do ser e queremos o ter.

Vamos às reflexões:

1º - A predominância do eu
O uso do pronome em primeira pessoa é extremado.
Dependendo da versão, são 10 a 12 vezes o uso do eu ou do meu.
O discípulo de Cristo busca em primeiro lugar as coisas do reino: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” - Mateus 6.33.
Paulo disse: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” - Gálatas 2.20.

Ilustração: Duas laranjas conversando no mercado. 


2º - Uso da bênção em benefício próprio - v.19.
“e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te”.

Filipenses 2.1-4:
Portanto, se há alguma exortação em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões,
completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa;
nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo;
não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
Naquele lugar não tinha pobre, gente necessitada? Aquele homem não tinha um amigo, um parente, um vizinho precisando de alimento?

Ilustração: o porco que animou o cavalo e morreu na comemoração.

3º - Falta de consciência que a vida passa rapidamente - v. 20.
“Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”.

Ilustração: o homem que mostrou a fazenda ao pastor: “Olhe pra frente até onde enxergar, pra direita, pra esquerda, pra trás...”.

Conclusão:
1 - O eu não pode nos dominar. Não se deixe dominar pelo egoísmo.

2 - A bênção recebida é para ser repartida.
Mar da Galileia e Mar Morto.

3 - Cuidado, a vida passa rapidamente.
Seu Augusto, de Cardoso Moreira.

2 comentários:

  1. Muito edificante, que Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
  2. Amem!
    Os prazeres mundanos conduzem à perdicao.
    Buscar o reino e a justica, nos faz prosperar em Deus!

    ResponderExcluir