domingo, 30 de dezembro de 2012

Parreira, CBF, Rede Globo e a Onisciência de Deus*



O site Terra publicou matéria com o seguinte título: “Parreira detona Globo por leitura labial”. Pinçamos alguns trechos: “O técnico Carlos Alberto Parreira se mostrou bastante irritado com a veiculação de suas imagens no Fantástico, da Rede Globo, neste domingo (25.06.06). O programa utilizou uma equipe que fez a leitura dos lábios do treinador, revelando diálogos seus durante as partidas da Copa. O treinador, no entanto, disse que as frases divulgadas pelo programa não representavam o que ele realmente havia dito e disse que a emissora erra por incompetência”. Acrescenta: “Fiquei triste, desapontado, achei que fosse uma prática superada”, disse Parreira.

Dentre as frases supostamente ditas por Parreira, destacam-se: “Gostei muito” (desempenho de Gilberto Silva na partida contra o Japão). “Pena, se nós tirarmos o Emerson vai ser ...” (omitimos uma palavrinha torpe). “Agora vamos ver, filhos da ..., ainda pedem para o Ronaldo ir embora” ? após o segundo gol do Fenômeno.

Não deixa de ser, no mínimo curiosa, algumas tiradas da matéria. Veja (olhar, não é a revista): “O treinador já havia reclamado a amigos que a atitude teria, em sua opinião, violado sua privacidade. Por outro lado, pessoas da emissora afirmam que não houve abuso, já que o campo de futebol, onde foram feitas as imagens, é um espaço público. O episódio detonou uma reunião entre a cúpula da Globo presente na Alemanha com o chefe de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva. O apresentador Pedro Bial procurou Parreira após a entrevista coletiva. Chegou a dizer que “não era a intenção” prejudicá-lo. Parreira foi lacônico: “isso eu não aceito”.

Não entro nessa briga entre Parreira, CBF e Globo (namoro mantido intimamente com entrevistas especiais e exclusivas). Como dizem os filósofos práticos “é briga de cachorro grande”. E eu sou pequeno, no tamanho e na influência. O que desejo é enfatizar que somos observados diuturnamente. Leia o que diz a Bíblia: “Porque os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor, o qual observa todas as suas veredas” e “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, vigiando os maus e os bons” - Provérbios 5:21 e 15.3, respectivamente.

Há 20 anos, o pr. dr. Russell Shedd, Doutor em Novo Testamento Grego, apresentou uma idéia que desenvolveu: “Quando estivermos diante de Deus, presenciaremos, em sessão privada e individual, o filme de nossa vida e veremos como ofendemos a Deus com os nossos pecados”. Não sei se continua pensando assim. Falava sobre a situação dos crentes diante de Deus.

Parreira reclamou que sua privacidade fora violada. E ainda que o divulgado não era verdade (o perigo é se apresentarem com áudio...). Com Deus isso não acontecerá. O salmista tinha consciência disso: “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda” - Salmo 139.1-5.

Deus não precisa de câmera e sonda. Estas são uma pálida ilustração de sua onipresença e onisciência. Fiquemos atentos, “pois a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado” - Mateus 12.34-37.

Se a leitura labial a partir das câmeras da Globo não foi correta que, pelo menos, os jogadores entendam o que Parreira orienta (segundo um ex-jogador profissional, lá dentro do campo, com aquela bagunça geral, ninguém ouve nada). Se não, estamos fritos (escrito antes do jogo contra a França).

*Crônica escrita em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário