sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

E a mãe de santo perdeu o avião*



A imprensa internacional noticiou: Lula, chefiando a maior delegação estrangeira oficial, convidou um eclético grupo para participar do sepultamento do Papa. No grupo estavam políticos, um pastor evangélico e um rabino judeu. A mãe de santo não foi porque perdeu o avião. Um dos motivos do atraso da mãe de santo foi ter considerado trote uma ligação do Planalto, convidando-a para compor o grupo. Pensando tratar-se de trote, não agilizou as documentações necessárias e, confirmado o convite, com o passaporte desatualizado, deu no que deu. Ao chegar ao aeroporto o avião já havia decolado. Dizia meu pai que ônibus se espera no ponto. Digo eu: avião, no aeroporto.

Ri quando soube que a mãe de santo não soube identificar um trote. Fiquei cá com meus botões: ora, se não soube identificar um trote como saberá o futuro de alguém? Lembrei-me do Apolinho (aquele comentarista de futebol da Rádio Globo que, agora, está na Super Rádio Tupi). Certa feita, diz ele, entrevistando uma mãe de santo famosa, perguntou-lhe: Como está o tempo aí em São Paulo? . Ela respondeu: Não sei, ainda não desci do apartamento! Para quem não sabe, em São Paulo, determinados dias, quem está nos últimos andares de um edifício alto não consegue ver lá embaixo em função da neblina e da poluição. Apolinho riu na entrevista e concluiu: Ué, se ela não sabe como está o tempo, como pode saber o futuro de minha vida?

Essa atividade de prever o futuro é muito curiosa. Via de regra funciona da mesma maneira em todas as situações. É samba de uma nota só. Quando é mulher que procura, o problema é casamento. Quando homem, é financeiro ou outra mulher na vida. Um pouquinho de generalização aqui, outro pouquinho ali e tudo se encaixa. Machado de Assis, em A Cartomante, ridiculariza esse ofício. Não é questão de ser evangélico. É de inteligência. Uma família recebeu uma carta de uma dessas famosas com algumas previsões e a proposta de se ter todo o mapa com o pagamento de valor X. Um dos familiares era de nossa igreja. As previsões eram de sua avó. Trouxe a carta para eu ver. Rimos. Sua avó adormecera havia alguns anos.

A Bíblia é clara: só Deus sabe o futuro. Ele é onisciente. Ninguém mais. Nem o Filho, em sua humanidade, sabia o dia de sua volta (um engasgo para os estudiosos). Além disso, a Bíblia condena quem procura tais orientações. O Salmo 139 nos apresenta o Deus que tudo pode, tudo vê e tudo dirige: "Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá".

Confie somente em Deus. Quem confia em homens ou mulheres que dizem saber o futuro (e aqui incluem revelações fajutas!) perde o avião. O avião do céu. Pior que perder o avião da comitiva presidencial.

*Crônica escrita em 2005.

2 comentários:

  1. Muito bom!!! Isso me lembra as previsões para o final do mundo previsto para 21/12!!!! Mais uma furada! Há coisas que nem dá pra entender como as pessoas podem acreditar: o que acha de alguém que anuncia a venda de bilhete de jogo de azar e que afirma ser o premiado?

    ResponderExcluir
  2. Otimo texto! Otimas comparacoes!
    O melhor de tudo é ter toda essa certeza no coracao!
    Abç, primo!

    ResponderExcluir