sábado, 29 de dezembro de 2012

E a vidente previu o que todo observador vê*


Esta crônica nenhuma intenção tem de estabelecer uma briga entre pessoas que pensam diferente. Lembrando o filósofo (me fugiu o nome), “briguem as idéias, não as pessoas”.
E a vidente viu. Viu não, previu. Previu o quê? Era uma matéria num importante jornal de nossa cidade e o assunto era política. Incluindo figuras políticas de cidades vizinhas e da nossa, passeava com previsões muito curiosas.

É interessante essa atividade de prever o futuro. Lembro-me de um diálogo que um amigo estabeleceu com uma dessas pessoas. Ao ser abordado sobre a possibilidade de saber o seu futuro, sugeriu que seu passado fosse apresentado. Não o conhecendo, a pretensa sabedora do futuro desconversou. Aliás, é uma boa receita ao ser abordado por gente assim, desde que você não seja conhecido dela ou dele.

Uma divagação é salutar aqui. O ser humano, por natureza, é curioso ou, desejando conceito mais requintado, é ansioso. O amanhã (futuro) tem para ele mais interesse que o hoje (presente). Sabedor disso, o mestre chamado Jesus Cristo disse: “Não vos preocupeis com o dia de amanhã, basta a cada dia o seu mal”. Tiago, apóstolo e irmão carnal do senhor Jesus Cristo, advertiu que “não devemos nos preocupar com o amanhã e nossos planejamentos devem passar pela vontade do Senhor, pois não sabemos o que acontecerá amanhã”. Nessa divagação não vou apresentar a veemência da palavra de Deus em condenar quem se envolve com práticas para descobrir o futuro. Para Deus, o único sabedor de todas as coisas – presente, passado e futuro – é uma afronta tentar se colocar no seu lugar revelando coisas que estão por acontecer sem que Ele tenha anunciado especificamente a qualquer humano.

Voltando às previsões. “O orgulho vai derrotar Fulano, Sicrano poderá ser eleito, Beltrano tem tudo para reeleito” são algumas pérolas do conteúdo de suas previsões. Nada que fugisse aos comentários que qualquer cidadão bem informado desta região soubesse. Com todo respeito, dizer que fulano será prefeito de Cabo Frio é, lembrando Nelson Rodrigues, o “óbvio ululante”. Ainda assim, não se tem certeza absoluta porque nossa vida está sempre nas mãos de Deus e fulano, de formação evangélica, sabe disso. Tancredo Neves foi eleito pelo colégio eleitoral e não assumiu porque a vida lhe foi tirada pouco antes da posse. Um médico informou à família de um doente que ele teria menos de um ano de vida. No ano seguinte, de acidente, o médico morreu. O doente está vivo até hoje, 15 anos depois da sentença.

Mas meu assunto não é política. Minha preocupação é com vidas que, ansiosas e influenciadas por outras intenções, vivem à cata de possibilidades de saber como será o amanhã. Tenho uma receita: “Entrega o teu caminho (tua vida) ao Senhor (Deus criador, sustentador e governante moral do universo), confia nEle (depositar toda a fé em Cristo) e Ele tudo fará” – Salmo 37.5.
Quando se tenta tomar o lugar de Deus se prevê o que todo mundo vê.

*Crônica escrita em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário