sábado, 5 de novembro de 2016

Abraão e eu - III


Outro princípio norteador na chamada de Abraão é o desprendimento dos laços familiares. “Sai da tua parentela e da casa de teu pai” era a orientação. Não, não se precipite! Deus não sugeria separação da família, tanto é que Sara segue com ele. Trata-se de orientação clara sobre quem ocupa o primeiro lugar.

A família de Abraão estava inserida num contexto politeísta, seu pai era fabricantes de ídolos, e a dinâmica da nova empreitada exigia cortar esses vínculos. O desafio era abjurar a religião da família.

O vínculo familiar é tão forte que Abraão, mesmo dispondo-se imediatamente, não obedeceu totalmente. Levou consigo Ló e os bens que adquiriram ali.

É sabido que missionários, pastores, músicos, educadores e outros e outras, chamados para o ministério, em sua maioria, se distanciam da maior parte da família.

Sair do meio da parentela não significa, necessariamente, deslocar-se e distanciar-se dela. Pode significar assumir atitudes que trarão algum desgaste. Por exemplo: uma família cristã que não admitirá alguma prática discordante em seu lar por parte de outro familiar. Lembro-me que meu pai impediu certo parente fumar dentro de nossa casa. Achei tão deselegante. Mais tarde, aprendi o princípio que ele ensinava.

Sendo possível uma ordem, é assim: 1º lugar, Deus. 2º, família. Tudo vem depois. Quem assim faz, será bênção e abençoado.

2 comentários: