segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Abraão e eu - Última parte


Embora seja identificado como modelo de obediência e fé, Abraão não obedeceu totalmente ao comando divino. Praticamente não percebida, o verso quatro do capítulo doze de Gênesis traz uma declaração denunciadora: “...e foi Ló com ele...”. O verso cinco reforça: “...E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão”.
E a ordem “Sai da tua parentela?”. Abraão não obedeceu totalmente. Levou consigo o sobrinho Ló e os bens adquiridos ali. Isso mostra a tendência do ser humano em querer dar um jeitinho. Parece que Abraão era brasileiro.
Obediência parcial é o mesmo que desobediência. As danosas consequências logo aparecem. O capítulo treze narra o desentendimento entre os pastores de Ló e de Abraão e este ensina como pessoas maduras resolvem problema: se for para a direita, irei para a esquerda; se for para a esquerda, irei para a direita.
A vida é assim: quando se desobedece, as consequências logo aparecem. Todo ser humano enfrenta problema, mas quando este é consequência direta do erro de quem sofre, a dor é maximizada e a consciência torna-se um implacável juiz.
Daí a advertência bíblica ser muito oportuna: “Não erre, Deus não se deixa escarnecer, tudo o que o homem semear, isso também ceifará!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário