domingo, 19 de março de 2017

Interesses


            Encontro-me com um ex-prefeito e, após bate-papo inicial, ele revela: “O que mais sinto falta é de estar rodeado de amigos, a grande maioria sumiu”.
         Numa celebração na Igreja, convido um pastor idoso que nos visitava, um pouco limitado por enfermidade, para orar. Antes da oração, emocionado, ele diz: “Este dia torna-se especial para mim, há seis anos que não sou convidado para, sequer, orar, sinto muita falta”. Por anos, foi missionário em trabalho pioneiro, enfrentando clima totalmente diferente de onde vivera. Após, o culto, o convidei para pregar num domingo de manhã.
            Percebi a dor sentida pelos dois.
            Alexis de Tocqueville diz que “mais que as idéias, são os interesses que separam as pessoas”. Ouso acrescentar: “mais que as ideias, são os interesses que separam ou unem as pessoas”.
         De Napoleão Bonaparte, lemos: “Todo o homem luta com mais bravura pelos seus interesses do que pelos seus direitos”.
       Provérbios 19.6 adverte: "Muitos se deixam acomodar pelos favores do príncipe, e cada um é amigo daquele que dá presentes". A Bíblia de Jerusalém é bem mais enfática: “Muitos bajulam o homem generoso, e todos são amigos de quem dá presentes”.

       Imaginar que não se terá algum tipo de interesse nos relacionamentos é ingenuidade. Mas que eles não sejam escusos.

****************************************
* Série de meditações no livro de Provérbios. Cada dia do mês, o capítulo com o número do dia é destacado. A sugestão é que você leia o capítulo inteiro.

2 comentários:

  1. No mundo contemporâneo percebe-se a inversão de valores. E notamos que pessoas passaram a ter menos valor que coisas. É como se o ser humano tivesse se tornado descartável. E egoistamente contraria-se um princípio eterno que ensina: amem-se uns aos outros com amor fraternal e tenham prazer em honrar uns aos outros mais do que a si próprios (Romanos, 12:10).
    Reflexão valiosa, que chama a atenção para um fato real, ao mesmo tempo que exorta para que as nossas atitudes sejam leais e corretas.

    ResponderExcluir