domingo, 17 de junho de 2018

Hoje tem Brasil!


Parece não ser verdade, mas estamos em plena Copa do Mundo. Em nossa feliz Cabo Frio, pouquíssimas ruas ornamentadas, praticamente nenhum muro pintado.

O DataFolha realizou pesquisa há uma semana do evento e os números são surpreendentes: “... o desinteresse dos brasileiros pela competição bateu recorde ao atingir 53%... o desinteresse é maior entre as mulheres (61%), pessoas de 35 a 44 anos (57%), moradores da região sul (59%) e com renda familiar de até dois salários mínimos (54%)... a pesquisa apontou que somente 18% dos entrevistados estão muito interessados no torneio, mesma marca dos que afirmaram ter médio interesse. Os que declararam ter pouco interesse somam 9%... de 1994 até hoje, o interesse pela Copa despencou de 56% dos brasileiros para apenas 18%”.

E hoje tem Brasil x Suíça. É a estreia das duas seleções na Copa. Como brasileiros, devemos torcer pela nossa seleção. E não é pecado interessar-se pelo futebol. Por volta de 17 horas saberemos o vencedor dessa batalha, embora ninguém, nem os jogadores suíços, em sã consciência, imagine que o Brasil a perderá.

E não podemos nos esquecer que todo dia tem Brasil. O Brasil que geme com tanta injustiça social. O Brasil que chora com 60 mil assassinatos em 2017, a maioria jovem, pobre e negra. O Brasil que lamenta os piores índices na educação. O Brasil que sangra com a corrupção de políticos posudos aplaudidos em cerimônias. O Brasil que maltrata crianças sem o necessário para desenvolvimento saudável e desrespeita idosos que deram suas vidas pela nação.

Campeão ou não, assim que terminar a Copa, a maioria esmagadora dos jogadores brasileiros voltará para a Europa e continuará desfrutando de conforto que pouquíssimos tem. E nós, aqui! Então, não se esqueça: hoje tem Brasil. Em outras palavras: todo dia tem Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário