sábado, 23 de junho de 2018

Série Superando as adversidades - XIII


Alegria é o tema central da carta aos filipenses. Há quem sugira, inclusive, que ela deveria se chamar “Carta da Alegria”. É marcante que, num total de 104 versículos, 16 vezes, dependendo da versão 17, a palavra alegria ou uma correlata aparece. Isso significa que a cada 7 versos, Paulo cita alegria. Como se fosse na música um refrão, um estribilho, um coro.

Como explicar alguém preso e sofrendo toda sorte de limitação expressar tanta alegria? Seria perfeitamente compreensível, do ponto de vista humano, entender suas lamúrias, reclamações e revolta. Mas não é o que Paulo ensina e pratica.

Lembro-me de minha mãe que, mesmo em grandes lutas com enfermidades e outras, transmitia sempre alegria e encorajamento, nunca reclamava.

A alegria independe das circunstâncias externas. É um dos aspectos do fruto do Espírito ensinado por Paulo em Gálatas. Dr. Philips Keller, no livro Frutos do Espírito, argumenta que alegria é diferente de felicidade. Esta depende do que acontece com a gente, é de fora pra dentro. Aquela, não. É interior. É de dentro pra fora.

O versículo chave da carta é Filipenses 4.4: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos”. E é também marcante o advérbio presente: alegrai-vos sempre, não é esporadicamente, é sempre.

Quer superar adversidades? Mantenha sempre a alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário