sábado, 26 de março de 2011

Cinco dicas para não desperdiçar energia elétrica

Antes de apagar as luzes para a Hora do Planeta, livre-se de alguns hábitos que fazem gastar muita energia elétrica

Economize energia elétrica por muitas outras horas // Divulgação(Divulgação)
Neste sábado, dia 26, mais de 1 bilhão de pessoas por todo o mundo vão desligar as luzes de suas casas durante a Hora do Planeta. Mas a atitude, um alerta sobre o aquecimento global, não pode ser mantida apenas pelos sessenta minutos do evento.
Para que você possa economizar energia elétrica no seu dia-a-dia, descubra cinco hábitos dos quais você pode se livrar e ajude a preservar o planeta por muitas outras horas.
Ligue menos lâmpadas e aproveite a luz natural
Ligue menos lâmpadas e aproveite a luz natural // Divulgação (Divulgação)
Ligue menos lâmpadas e aproveite a luz natural
Sabia que uma lâmpada artificial de 120W consome por mês, em média, 7,2 KWh ficando acesa duas horas ao dia? Uma boa maneira de reduzir esse consumo e de quebra melhorar a qualidade de vida em sua casa e no seu ambiente de trabalho é investindo em iluminação natural.
A utilização da luz natural diminui significativamente o consumo de energia elétrica em casas, edifícios e ambientes de trabalho, além de melhorar a sensação de conforto no local. Mesmo em dias nublados ou chuvosos, a iluminação natural auxilia a artificial, fazendo com que a economia de energia elétrica seja mantida.
Por isso, sempre que possível, facilite a maior entrada de luz natural nos ambientes. Experimente deixar as cortinas abertas, dar preferência a janelas mais altas do que largas e portas envidraçadas na face norte do local e coloque espelhos nos cômodos mais escuros da residência.
Tome banhos frios
Banho frio faz bem para o corpo, para o meio ambiente e para o bolso // Divulgação (Divulgação)
Banho frio faz bem para o corpo, para o meio ambiente e para o bolso
Essa é um pouquinho mais díficil, mas vale por uma boa causa. Um banho quente, apesar de relaxante, consome muita energia elétrica. Ao trocar a opção do chuveiro de inverno para verão, você irá poupar eletricidade e ainda fazer bem ao seu corpo.
O uso do chuveiro elétrico é responsável por cerca de 25% do consumo residencial de eletricidade. Mas a conta de luz é apenas um dos benefícios do banho frio. A prática melhora a circulação sanguínea, revigora e fortalece o sistema imunológico, além de evitar o ressecamento dos cabelos e deixar a pele mais bonita.
Retire o carregador de celular da tomada
Retire o carregador de celular da tomada após o uso // Divulgação (Divulgação)
Retire o carregador de celular da tomada após o uso
Depois de carregar o celular, retire o carregador da tomada. O equipamento continua consumindo eletricidade mesmo ao não estar conectado a nenhum celular, apenas por estar ligado à corrente elétrica.
Dados apontam que cerca de dois terços da energia utilizada pelos dispositivos móveis é desperdiçada desta maneira. Por isso, retire-o datomada assim que a carga do seu telefone estiver completa.
Não deixe objetos vazios na geladeiraNão deixe objetos vazios na geladeira // Divulgação (Divulgação)
Não deixe objetos vazios na geladeira
Acabou a água da garrafa que fica na geladeira ou encontrou a bandeja de frutas vazia? Tire-as de lá. Com esse gesto simples você evita que energia elétrica seja gasta sem necessidade.
Mesmo vazia, a garrafa continua absorvendo o ar frio da geladeira - e contribuindo com o aumento da conta de luz no final do mês.
Por isso, quando ver uma garrafa, tapauer, panela, ou qualquer outro objeto que não esteja sendo utilizando dentro da geladeira, retire-o de lá e garanta que o equipamento resfrie apenas o que precisa ser resfriado.

Economize na hora de usar o computador

Com pequenas mudanças na configuração da sua máquina você poderá economizar muita energia // Divulgação (Divulgação)
Com pequenas mudanças na configuração da sua máquina você poderá economizar muita energia
O computador é um dos aparelhos eletrônico responsáveis pelo alto consumo de energia elétrica em sua casa e no se trabalho. Com algumas dicas bem simples você pode fazer o seu aparelho gastar menos energia e aliviar seu bolso e o meio ambiente. Algumas mudanças na configuração da sua máquina ou a troca de alguns componentes também podem ajudar a reduzir o consumo.
A primeira dica é ajustar as opções de energia do computador e configurá-lo para ficar em modo de espera quando o equipamento ficar inativo por algum tempo. Para fazer isso acesse "Painel de controle"; "Sistema de operação" (se o seu computador operar com o sistema Vista), ou "Desempenho e Manutenção (se ele operar com o Windows XP); e por fim, "Opções de energia". Você encontrará três planos de energia e uma marcação (com bolinhas) de economia e desempenho em cada uma delas, marque a opção de mais econômico.
Desligar o monitor ou deixá-lo em modo de espera enquanto você dá uma saidinha é uma excelente forma de economizar energia. Além da tela, desligue outros equipamentos que não estiver usando, como impressora, scanner, HD externos etc.
E quando for comprar um computador novo lembre que os notebooks são mais econômicos que os computadores tradicionais. Se possível opte também por um monitor de LCD, que são mais econômicos e prejudicam menos a visão. Outra alternativa é escolher um computador que utilize uma fonte com PCF (Power Factor Correction) ativo ao invés de uma genérica, pois a primeira desperdiça menos energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário