Como anunciado, eis o texto lido pela Diretora da Escola Municipal do Braga, profª Priscila, na hora da homenagem.
Histórico do Pr. Neemias dos Santos Lima
Filho de Alício dos Santos Lima e Noemy Ferreira Lima, seu nascimento se deu em 20 de setembro de 1960, na vila de Boa Sorte, município de Campos. De família pobre, morava num sítio próprio e as necessidades de alimentação eram supridas com a própria produção, o pai e mãe trabalhando duro na roça.
O lar era abastecido com a fé evangélica e seus pais e irmãos mais velhos assíduos na Congregação Batista da vila, propiciando-lhe um crescimento dentro da visão cristã.
Buscando melhores condições de estudo para os filhos, o pai decide mudar-se para Cardoso Moreira, distrito com melhores condições de vida. Com a venda da propriedade, é alvo de um golpista e todas as economias se vão, criando grandes dificuldades para uma família modesta que tinha seis filhos, chegando logo a seguir mais dois. Foram anos de grandes lutas.
Em função disso, ainda bem cedo, Neemias precisou sair à luta e fazia da venda de doces, jornais, picolé, engraxar sapatos e pequenos serviços a famílias uma forma de ajudar no sustento da casa. Ao mesmo tempo estudava e era considerado um dos melhores alunos nas escolas por onde passou, destacando-se, principalmente, na facilidade de redigir textos, atividade que lhe rendeu algumas homenagens e premiações nas séries iniciais.
Sua formação contempla: Bacharel em Teologia, Bacharel em Psicanálise Clínica, Licenciatura em Filosofia e Liderança Avançada Instituto Haggai, além de especializações em cursos de pequena duração, tanto a nível nacional quanto internacional, destacando o Curso de Evangelismo na cidade de Amsterdam, Holanda.
Escreveu os seguintes livros: Tapando a boca dos leões, Fale de Cristo, Aos olhos do Pai e Em busca do alvo. Além destes, publica textos em revistas de grande repercussão nacional e escreve em vários jornais da região. É fundador e diretor do Jornal Folha Evangélica, redator de O Batista Litorâneo e O Escudeiro Batista.
É professor por natureza, tendo sua primeira experiência no ramo aos 12 anos de idade quando foi ensinar um vizinho que tinha dificuldades de aprendizagem, recebendo pequena quantia pelo trabalho. É concursado na Rede Estadual e Municipal de Ensino.
Como pastor, exerce o ministério desde 2 de agosto de 1989 na Igreja Batista do Braga e sua inclinação para a educação oportunizou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Cabo Frio para funcionamento de uma escola nas dependências da Igreja, criando, assim, a Escola Municipal do Braga, bairro que, até então, não tinha escola pública. Por oito anos, funcionou na sede da Igreja e uma das atitudes foi a de não receber um centavo qualquer pela cessão de suas instalações e qualquer benefício patrimonial. E assim foi feito por 8 anos.
É casado desde 20 de janeiro de 1990 com a profª Ilcimar Barcelos de Almeida Lima e dois filhos chegaram dessa união: João Marcos e Raquel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário