segunda-feira, 10 de abril de 2017

Evódia e Síntique


            Conjecturas várias há de quem seriam essas duas personagens. Há especulações que poderiam ser dois homens ou homem e mulher, porém a conclusão mais aceita é que seriam duas mulheres.
            Há controvérsias sobre o significado de seus nomes. Para Evódia, alguns sugerem “que escolhe fazer o bem”. Outros, “excelente viagem”. Para Síntique, há quem sugira “afortunada”. Para outros, “acidente”.
Paulo orienta: “Rogo a Evódia e Síntique que sintam o mesmo no Senhor” - Filipenses 4.1. Elas eram membros da mesma Igreja. Tudo indica que experimentavam uma discordância e o relacionamento não era bom. Especulações dão conta que poderiam ser dirigentes de pequenas congregações em suas casas e que uma de linha judaica e outra, linha gentílica.
São destacadas por Paulo como pessoas úteis: “Rogo que as ajudes, porque trabalharam comigo no Evangelho” - Filipenses 4.3.
Relacionamentos rompidos ou quebrados são os maiores óbices no exercício do serviço no reino de Deus. Em nome do zelo e da rigidez do que se crê ou pensa, podem-se atropelar pessoas e ferir quem está no mesmo barco espiritual.

O “sintam o mesmo” de Paulo a Evódia e Síntique corresponde ao “que todos sejam um” de Jesus. Adorar a Deus e prestar-lhe serviço, em primeiro lugar, é viver em harmonia com o irmão, independente de seu rótulo denominacional. Não nos esqueçamos disso!

Um comentário: