sábado, 22 de abril de 2017

A esposa de Zebedeu

A esposa de Zebedeu é a mãe de Tiago e João. Ela surge no cenário do ministério de Jesus ao aproximar-se dele e fazer um pedido inusitado: “Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido” - Mateus 20.20. Não cabe aqui entrar na discussão que Marcos registra que o pedido foi feito por Tiago e João. A verdade é que Mateus destaca que os dois estavam juntos com ela.

Seu pedido era: “Peço que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino” - Mateus 20.21. A resposta de Jesus é clara: Não sabem o que pedem. Podem vocês beber o cálice que eu hei de beber, e serem batizados com o batismo com que eu sou batizado?”.

Não sabem o que pedem. Pedir não é fácil. Por isso, num programa didático sobre a oração, a petição aparece em último lugar, depois de adoração e louvor, gratidão, confissão e intercessão. Quem na oração exalta a pessoa do Senhor, agradece-lhe as bênção recebidas, confessa suas falhas e intercede por outros, terá sabedoria para pedir.

De outro Tiago, não o filho de Zebedeu, lemos: “Vocês pedem e não recebem porque pedem mal, para gastarem em seus deleites” - Tiago 4.3.

Pedir não é pecado, mas a falta de sabedoria no pedir entrava muito a vida da pessoa. Romanos 8.26 destaca que o “Espírito Santo ajuda as nossas fraquezas, porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós”.


Descansemos na direção do Espírito Santo para pagarmos o mico da esposa de Zebedeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário