domingo, 9 de abril de 2017

Neemias

            A situação confortável no palácio real, exercia função importante e de confiança do Rei. O contexto político era de domínio da Pérsia e a Palestina estava sob seu comando.
O contexto social parecia o de hoje: injustiça e exploração reinavam entre os próprios judeus, desigualdade entre as famílias, desejo do lucro pessoal, contaminando também os sacerdotes e o cenário de Jerusalém desolador.
No conforto, recebe uma notícia: “Os que não foram exilados estão em grande miséria e humilhação; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas queimadas a fogo" - Neemias 1.3.
Para o judeu, a cidade dos antepassados tem valor muito grande e isso lhe faz sofrer. Neemias 1.4 registra: “E sucedeu que, ouvindo estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”.
Neemias toma algumas atitudes.
1ª - Assentou-se. O susto foi grande e necessitava de se recompor. Significa autocontrole, não se escabelou.
2ª - Chorou. Revela sua dor e sensibilidade. Chorar não é pecado.
3ª - Lamentou. Externou sua dor.
4ª - Jejuou e orou. Falou com Deus sobre a situação.
Interessante é que nenhuma atitude em relação à reconstrução ainda e o que se viu depois foi uma grande obra. Lição: antes de iniciar uma grande obra, converse com você mesmo, converse com as pessoas e dependa totalmente de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário