domingo, 2 de abril de 2017

Rebeca


            Rebeca é esposa de Isaque, nora de Abraão. Seu nome significa “mulher que prende os homens com sua grande beleza ou união, aquela que uni”. Era mulher de pudor, pois ao ser descoberta por Eliezer, servo de Abraão, para ser conquistada por Isaque, em vez de apelar para a sensualidade mostrando o corpo, ela se cobriu.
            O casamento de Rebeca e Isaque foi fruto de oração de Eliezer, que pediu a Deus um sinal sobre uma donzela de grande formosura e que desse de beber água a ele e aos seus camelos antes dela própria. O que pode sinalizar certa predominância do homem em relação à mulher, fixando-a como servidora dele, era apenas uma forma para descobrir aquela que faria parte da linhagem de uma grande história.
            Cumpridos e satisfeitos aqueles ritos, Rebeca recebe grande dote, o de maior proporção e riquezas da época.
            Embora não fosse perfeita, como no caso da preferência por Jacó em detrimento de Esaú, seus filhos, naquele caso da primogenitura, em que Isaque foi enganado, revelou, inconscientemente, certa sensibilidade, já que a profecia afirmava que o maior serviria ao menor.
            Rebeca é exemplo de mulher que teme ao Senhor. Precisamos de mais Rebecas nos lares, mulher imperfeita, mas que, no conjunto da obra, tornou-se uma bênção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário