quinta-feira, 27 de abril de 2017

Apeles

Não estivesse na lista de Paulo em Romanos 16, verso 10, Apeles seria totalmente desconhecido. E embora referência a ele na Bíblia seja somente esta, a citação é extremamente elogiável: “Saudai a Apeles, aprovado em Cristo”. A versão católica registra assim: "Saudai a Apeles, provado em Cristo".

A experiência de aprovação vem sempre recheada de romantismo, pois quem está de fora não sabe das lutas enfrentadas para ser aprovado. Para ser aprovado, é preciso ser provado.

Aprovado, em grego, vem de “dokimos”, trazendo a experiência em que eles mordiam a moeda de metal para conferir se era original, genuína, verdadeira, sinalizando uma prova dolorosa.

De Cecília Meireles, lemos: “Provação. Agora eu entendo o que é provação. Provação significa que a vida está me provando. Mas provação significa também que estou provando. E provar pode se transformar numa sede cada vez mais insaciável”.

Aurea Gervasio realçou o valor da provação: “Não há provação injusta nessa vida. Todas as intempéries pelas quais o ser humano passa, são adubos para o florescimento de sua vida”. Lettie Cowman confirma esse valor: “A provação vem, não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo; o carvalho não é apenas testado, mas enrijecido pelas tempestades”.

A referência a Apeles traz um valor maior ainda: ele foi aprovado em Cristo. Não há possibilidade de erro, aprovado mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário