quinta-feira, 27 de abril de 2017

Ester

Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?” - Ester 4.14.

As palavras são de Mardoqueu dirigidas a Ester, sua prima. O momento era tenso. Hamã tramara destruir todos os judeus. Ester, elevada à condição de rainha, foi desafiada por Mardoqueu a interceder pelo povo. Situação difícil, já que sua condição não a autorizava apresentar-se ao rei sem sua autorização. E é nesse contexto que Ester precisa agir.

Quando se cala diante do perigo enfrentado por outros, Deus providencia socorro e livramento de outra parte. Quem se cala perde o privilégio de ser instrumento de salvação. Calar-se quando o semelhante está em risco é, além de covardia, insensibilidade. Calar-se é assumir a tão propalada cultura de “cada um por si e Deus por todos”, o que, na verdade, é uma transferência de responsabilidade, já que Deus usa os homens para serem instrumentos de bem.

Presenciar o socorro e livramento de Deus através de outra fonte, quando se poderia ser instrumento do bem, é experiência dolorosa. Ester, conquanto reticente inicialmente, assumiu seu papel e foi instrumento de grande livramento.

Quando se é levado à condição importante na vida, a pergunta que se deve fazer é: para que Deus me abriu essa porta neste tempo. Em que posso glorificá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário