terça-feira, 4 de abril de 2017

Miriã

            Miriã é a irmã mais velha do grande Moisés. Teve missão importante quando ele nasceu e precisou ser escondido por causa da perseguição do Faraó. Êxodo 2.4 registra: “E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de suceder”.
            Imagine uma menininha saber que seu irmãozinho está correndo risco de morte com um decreto impiedoso, determinando que todo recém nascido hebreu do sexo masculino deve morrer.
            Não podendo mais escondê-lo, o menino é protegido numa arca de juncos e colocado à margem do rio. Miriã revela confiar no Senhor e espera por um milagre, observando de longe o que sucederia.
            Também revela a doce menina amor ao irmão e grande capacidade criativa ao propor à filha de Faraó, assim que Moisés foi descoberto, levá-lo para ser cuidado por uma mulher hebreia. E o destino dele é a própria mãe.
            Embora seu nome signifique “amarga”, sua alegria é percebida. Ela tocava tamboril e gostava de dançar.
            Como todos nós, Miriã não era perfeita e numa atitude intempestiva e insensata se rebela contra a liderança de Moisés e paga caro por isso. Fica leprosa, precisa ficar afastada da comunhão e sofre. Mas Deus a perdoa e a reintegra ao convívio do seu povo, a quem amava.
            Miriã ensina que, apesar de nossa relação com a obra do Senhor, precisamos de vigilância permanente, pois um ato impensado pode trazer grande dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário