quinta-feira, 27 de abril de 2017

Ananias

Todos, cristãos ou não, se lembram facilmente de Paulo, afinal tornou-se importante no cenário do Novo Testamento. Mas pouco se fala de Ananias. Em apenas dois textos do Novo Testamento, ele aparece.

Um deles é em Atos, quando recebe a missão de ir aonde Paulo estava, impor as mãos sobre ele para que tornasse a ver. Sua primeira reação foi de medo, pois sabia das atitudes de Paulo em relação aos que criam em Cristo, ou seja, perseguia com violência. Encorajado pelo Senhor, cumpre sua missão e Paulo volta a enxergar. A narrativa encontra-se em Atos 9.10-18.

Curiosidade: um praticamente anônimo é instrumento para iniciar o apóstolo nas fileiras cristãs. Imagino que a mensagem de Deus a Paulo tenha sido transmitida por Ananias: “Eu lhe mostrarei o quanto deve padecer pelo meu nome!”. Que impacto deve ter causado na vida de um violento religioso!

Ananias significa “Deus é gracioso”, “Deus é misericordioso”. A graça e misericórdia divinas estavam sobre a vida de Paulo com a mesma intensidade que estavam sobre a vida de Ananias. Para Deus, não há distinção. Um expoente e um anônimo dependem da mesma forma de sua graça e misericórdia, ao mesmo tempo em que elas são derramadas com a mesma porção sobre um e outro.

Você é alvo da graça e misericórdia de Deus da mesma forma que o cristão mais famoso deste mundo.


Eu tenho um Ananias em minha vida. É o meu tio Nana. Foi líder dos Embaixadores do Rei e marcou minha vida de menino. Obrigado, meu Ananias! Obrigado, tio Nana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário